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Um jogo de ténis que não porá em perigo nenhum jarrão e que divertira os participantes durante um bom bocado.

1. O cordel, atado pelos extremos de modo a ficar paralelo ao solo, a cerca de 50 cm de altura, serve de rede.

2. Os jogadores colocam-se de joelhos, de cada lado do cordel.

3. Enche-se o balão e os jogadores devem passá-lo para o campo dos adversários dando-lhe uma única pancada com a mão e sem nunca se levantarem do chão. Quando o balão chega a um campo, pode deixar-se bater no chão uma única vez antes de o devolver.

4. Se o balão não passar para o outro campo com uma única pancada, se um jogador se levantar ou tocar mais do que uma vez no balão, o adversário ganha um ponto. Joga-se a quinze pontos.

 

tennis_children2 Ténis sentado

Um jogo de ténis que não porá em perigo nenhum jarrão e que divertira os participantes durante um bom bocado. 1. O cordel, atado pelos extremos de modo a ficar paralelo ao solo, a cerca de 50 cm de altura, serve de rede. 2. Os jogadores colocam-se de joelhos, de cada lado do cordel. 3. Enche-se o balão e os jogadores devem passá-lo para

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crianças brincando bola Atira

Neste jogo é preciso estarmos muito atentos para não falharmos quando for a nossa vez de passar a bola a outro companheiro. 1. Todos os jogadores formam um círculo com as pernas separadas, de modo que os pés de um toquem nos dos companheiros do lado. 2. O jogador que inicia o jogo bate na bola de forma que esta atravesse o círculo depois

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refugio Minoria

Um jogo em que todos participam para escolher quem começa. 1. Todos os participantes formam um círculo ombro com ombro, enquanto mantêm as mãos atrás das costas e estendem um pé, de forma que este toque a ponta dos pés dos restantes participantes. 2. Um dos jogadores diz em voz alta «1, 2, 3, minoria!», e cada jogador decide então se retira o pé

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alfabeto_ingles Palavras encadeadas

O vocabulário e a memória dos participantes são postos à prova neste simples e divertido jogo. 1. Ordenaram-se os jogadores para o jogo; depois do último volta a ser o primeiro. 2. O primeiro jogador diz uma palavra qualquer, por exemplo, «cadeira». 3. O jogador seguinte deverá dizer outra palavra que comece pela letra em que acabava a palavra dita, neste caso, o «a».

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estatua Figuras de gesso

Os jogadores devem interpretar corretamente o papel de estátua, para poderem recuperar a mobilidade perdida. 1. Escolhem-se dois jogadores: um faz de vendedor e outro de cliente. Os restantes saltam e movem-se até que o vendedor diz «quietos!». 2. Os jogadores ficam paralisados na posição em que se encontravam e o vendedor mostra uma das estátuas ao cliente. Ambos tentam fazê-la rir, fazendo caretas

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crianças brincando bola Futebol indiano

Embora não seja preciso correr, no futebol indiano são necessários reflexos rápidos e boas costas. 1. Põem-se todos os jogadores em círculo, de maneira que fiquem com as pernas abertas e os pés a tocar os do companheiro. Em seguida, curvam-se para cobrir com as mãos o buraco formado pelas pernas. 2. Atira-se uma bola para o centro do círculo e todos os jogadores

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menino escrevendo A frase-surpresa

Um jogo ideal para crianças que acabam de aprender a escrever, já que as convida a fazê-lo de uma forma divertida e amena. É conveniente que seja um adulto a dirigir o jogo. 1. O condutor do jogo dá uma folha e um lápis ao primeiro participante e pergunta-lhe: «Quem?» A criança escreve um substantivo comum ou próprio, em resposta, por exemplo: «Um cão.»

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percurso de prisioneiros Saltar por cima do potro

A dificuldade em passar por cima do companheiro que faz de obstáculo é crescente. Quem não for capaz ocupará o lugar dele. 1. Por sorteio, designa-se um jogador que começará por ser o potro. O resto dos participantes fica a cerca de 2 metros de distância, em fila indiana. 2. O que faz de potro começa o jogo encolhido no chão. Os restantes saltam,

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quem es tu A mímica

Na mímica não é só preciso ser capaz de se fazer entender sem palavras; há também que ser o mais rápido. 1. Um jogador faz de orientador do jogo e prepara uma lista de cerca de quinze palavras para serem representadas. Os restantes participantes dividem-se em dois grupos e situam-se a uns metros do orientador. 2. Um jogador de cada grupo vai ter com

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tangram O tangram

O tangram é um quebra-cabeças de origem chinesa que causou furor no século XIX e com o qual podemos elaborar inúmeras figuras, seguindo a nossa imaginação. 1. Para confecionar o tangram partiremos de um quadrado de cartolina de 15 cm de lado, embora existam de todas as medidas e o importante seja a proporção. 2. Marcamos as linhas tal como se vê na figura

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