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Jogo de busca que os mais pequenos acham irresistível. Costuma ser o primeiro jogo da festa.

1. Antes do início, um adulto deverá embrulhar alguns complementos para festas em papel de seda colorido, formando dois ou três embrulhinhos por jogador.

2. Uma vez feito isto, escondem-se os embrulhos pela casa onde se celebra a festa. Seguidamente, reúnem-se todos os participantes numa das salas.

3. O condutor do jogo pedirá que vão procurar os embrulhinhos. Quando encontram um, devem colocá-lo numa pilha comum, sem o abrirem.

4. Quando encontraram todos os embrulhos, os jogadores sentam-se à volta da pilha e, à vez, abrem um e ficam com o conteúdo, sem se importarem com o que tinham encontrado.

 

procurar tesouro Procurar tesouros

Jogo de busca que os mais pequenos acham irresistível. Costuma ser o primeiro jogo da festa. 1. Antes do início, um adulto deverá embrulhar alguns complementos para festas em papel de seda colorido, formando dois ou três embrulhinhos por jogador. 2. Uma vez feito isto, escondem-se os embrulhos pela casa onde se celebra a festa. Seguidamente, reúnem-se todos os participantes numa das salas. 3.

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a roda A cabra do pastor

O ladrão tentará roubar a cabra ao pastor sem que este o apanhe, mas o problema é que não sabe quem é o pastor que a vigia. 1. Dão-se dois nós em duas pontas do lenço para simular os cornos de uma cabra. Por sorteio escolhe-se um jogador para fazer de ladrão. Este afasta-se em busca de um refúgio e os restantes formam uma

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silabas «A,B,C»

Jogo de nomes onde a todos os participantes caberá mudar de sítio ao mesmo tempo que procuram não ficar no centro e dar as vozes. 1. Por sorteio, escolhe-se um dos jogadores para dar as vozes. Os restantes colocam-se à sua volta, formando uma roda e deixando uns metros de separação entre eles. Com o giz, desenha-se um círculo à volta dos seus pés.

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lampada A lâmpada

Neste jogo, o que dá as vozes emitirá um sinal aos outros para que desatem a fugir, mas antes terão todos de responder a uma ordem. 1. Por sorteio, escolhe-se um jogador para dar as vozes. Este desenha uma lâmpada no chão e coloca-se sobre o casquilho. 2. Aquele que dá as vozes dá então uma ordem, por exemplo: «nomes de flores.» Os jogadores,

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rouba duas Rouba duas

Jogo em que todos os jogadores estarão muito atentos a cada carta que se jogar para não terem de roubar. 1. Baralham-se todas as cartas e repartem-se sete por cada jogador, destapando-se uma no centro. Deixam-se as restantes para roubar; o jogo começa pelo jogador à direita do que repartiu. 2. O seguinte tem de lançar uma carta com o mesmo número ou do

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damas Damas turcas

As damas são um jogo muito difundido que conta com inúmeras variantes nas suas regras, em função do país onde se jogar. 1. Colocam-se as pedras no tabuleiro e cada jogador escolhe uma cor. À vez, vão movendo uma pedra. 2. As pedras movem-se na vertical e na horizontal, para a frente e para trás, e podem capturar uma pedra contrária saltando por cima

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damas Zamma

Jogo praticado na zona do Sara, aparentado com as damas europeias, já que ambos provêm do jogo árabe do Alquerque. 1. Os jogadores colocam as peças na posição inicial e sorteiam que cor corresponde a cada um e quem começa. Cada jogador moverá uma peça à vez. 2. As peças só se podem mover para a frente ou em diagonal, mas podem capturar outra

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sapateado Sapateado

Jogo de coordenação onde é preciso estarmos muito atentos aos gestos dos jogadores para respondermos da maneira correta. 1. Os jogadores sentam-se no chão de modo a formar um círculo. Todos se sentam com as pernas dobradas e os pés afastados, à sua frente. 2. Cada jogador passará o pé direito pela frente do companheiro seguinte. Um dos jogadores dará uma pancada no chão

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quem es tu Dessa maneira

Jogo de expressão em que os participantes deverão interpretar o significado de um advérbio aplicando-o numa ação concreta. 1. Por sorteio escolhe-se um dos jogadores para iniciar o jogo. Este deve pensar num advérbio que acabe em «mente», como «alegremente», «rapidamente», «tolamente», etc. 2. Uma vez escolhido o advérbio, os seus companheiros terão de o adivinhar. Para o conseguirem, pedir-lhe-ão que realize algumas ações

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quem é quem Quem é quem?

Jogo de reconhecimento e dedução que pode ser utilizado em grupos que acabam de se formar, para que os participantes se fiquem a conhecer. 1. Por sorteio escolhem-se dois jogadores para dar as vozes. Estes saem da sala ou viram-se de costas, enquanto os restantes escolhem um jogador secreto, que terá de ser descoberto. 2. Uma vez escolhido o jogador secreto, avisa-se os que

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