11 ou mais




Jogo de ação muito rápido por equipas, em que é preciso atar e desatar um par de lenços.

1. Escolhe-se um jogador para fazer de condutor e os restantes formam duas equipas com igual número de jogadores. O condutor recebe dois lenços.

2. Em seguida, marcam-se dois campos, dividindo o terreno de jogo ao meio. O condutor coloca-se na linha central, com um lenço em cada mão.

3. Cada equipa coloca-se num extremo do campo e numeram-se os jogadores. Quando o condutor diz o número de um jogador, este corre para apanhar o lenço.

4. O jogador corre, com o lenço, para a equipa contrária e ata-o no pulso de outro. Feito isto, volta para a sua equipa, a fim de desatar o lenço que foi colocado num dos seus companheiros.

5. Com o novo lenço na mão, corre e vai atá-lo no tornozelo de um adversário, para voltar a correr e desatar o lenço que um dos seus companheiros tem atado a um tornozelo.

6. Com o lenço do tornozelo na mão, corre para o condutor do jogo, a fim de voltar a atar-lho ao braço. O primeiro jogador a fazer todo o percurso regressa para junto da sua equipa; o outro é eliminado.

7. A equipa do eliminado atribui a outro o número que ele tinha e o jogo continua até que uma das equipas fique apenas com um jogador.

 

lencinho Ata-desata

Jogo de ação muito rápido por equipas, em que é preciso atar e desatar um par de lenços. 1. Escolhe-se um jogador para fazer de condutor e os restantes formam duas equipas com igual número de jogadores. O condutor recebe dois lenços. 2. Em seguida, marcam-se dois campos, dividindo o terreno de jogo ao meio. O condutor coloca-se na linha central, com um lenço

Ver mais


mudança de campo Lenço em grupo

Uma divertida variante do jogo do lenço em que é mais importante o riso e o divertimento do que ganhar a partida. 1. Escolhe-se um condutor do jogo, para que seja ele a segurar o lenço e a dizer os números. Os restantes jogadores formam duas equipas e atribuem um número a cada um. 2. Desenham-se três linhas paralelas separadas por cerca de 10

Ver mais


gato e o rato Vem ou vai

Um jogo em que é preciso ser muito rápido para reagir e para correr em círculo. 1. Escolhe-se um jogador para contar e os restantes sentam-se aos pares, formando dois círculos concêntricos. 2. O jogador que conta gira à volta do círculo até que toca na cabeça de algum dos que estão sentados ao mesmo tempo que diz «vem» ou «vai-te embora». 3. Os

Ver mais


escola3 Três em colaboração

Sucedem-se, sem cessar, passagens da bola e mudanças de posição. Trata-se de um jogo muito mexido, ideal para pátios pequenos. 1. Um jogador inicia o jogo; os restantes colocam-se à sua volta, aos pares, formando dois círculos concêntricos, ficando virados para o centro. 2. O jogador do centro passa a bola a qualquer um dos que se encontra no círculo interior. Depois, corre a

Ver mais