12 ou mais




As gincanas são grandes percursos por equipas, ao longo dos quais há que realizar diversas provas, para se poder avançar.

1. Planeia-se o percurso por uma zona ampla do terreno. Colocam-se diferentes controlos ao longo do trajeto.

2. No início, cada equipa recebe uma pista para o controlo seguinte. Cada vez que supere uma prova, receberá outra pista. No controlo, explica-se-lhe a prova que deve realizar e dá-se-lhe as pistas.

3. As provas de uma gincana podem ser muito variadas: uma cadeia o mais comprida possível feita com a roupa, saltar trinta vezes à corda, vestir um dos jogadores com uma só cor utilizando a roupa de todos os outros, e muitas outras.

4. As pistas podem ser desde adivinhas, como «metem-lhe papéis na boca para que estes cheguem muito longe» (um marco do correio), até mensagens cifradas: «açarpanson-omev» («vemo-nos na praça» escrito ao contrário).

5. Formam-se duas equipas de quatro ou cinco pessoas, enquanto os colaboradores se colocam no controlo correspondente com o material necessário para a prova.

6. As equipas partem com um intervalo de dez minutos, para evitar aglomerações nos controlos. Se se desenhou um circuito fechado, cada equipa pode começar e terminar num controlo diferente, partindo todas ao mesmo tempo.

 

gincanas Gincana

As gincanas são grandes percursos por equipas, ao longo dos quais há que realizar diversas provas, para se poder avançar. 1. Planeia-se o percurso por uma zona ampla do terreno. Colocam-se diferentes controlos ao longo do trajeto. 2. No início, cada equipa recebe uma pista para o controlo seguinte. Cada vez que supere uma prova, receberá outra pista. No controlo, explica-se-lhe a prova que

Ver mais


mudança de campo Kabaddi

Praticado na índia, Bangladeche, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Nepal, Japão e Malásia. 1. Formam-se duas equipas. A equipa defensora coloca-se dentro do campo de jogo e a equipa atacante, do lado de fora. 2. Um dos jogadores da equipa atacante entrará no campo de jogo com o objetivo de tocar no máximo de jogadores adversários. 3. O jogador atacante não pode respirar em momento

Ver mais


mudança de campo Munhanganing

Praticado pelos aborígenes de Arnhem Land, no Norte da Austrália. 1. Um dos jogadores chama-se Munhanganing (lagartixa) e o outro recebe o nome de outro animal (se escolher a mosca, chamar-se-á Wurrurlurl). 2. A equipa Munhanganing dispersa-se por toda a área, enquanto a equipa Wurrurlurl começa a partir do exterior da área de jogo. 3. A um sinal, os defensores perseguem os jogadores da

Ver mais


mudança de campo Resgatar

O resgate precisa de um espaço delimitado onde se possa correr à vontade e marcar o solo. 1. No campo de jogo, marca-se uma linha, que o divida em duas metades, e um círculo no centro. De cada lado marcam-se também uma casa e uma prisão que fiquem em ângulos opostos. 2. Dividem-se os jogadores em duas equipas e cada uma escolhe o seu

Ver mais