2 ou mais




tangram O tangram

O tangram é um quebra-cabeças de origem chinesa que causou furor no século XIX e com o qual podemos elaborar inúmeras figuras, seguindo a nossa imaginação. 1. Para confecionar o tangram partiremos de um quadrado de cartolina de 15 cm de lado, embora existam de todas as medidas e o importante seja a proporção. 2. Marcamos as linhas tal como se vê na figura

Ver mais


hiena A hiena perseguidora

Jogo de perseguição muito praticado no Norte de África. Um jogador tentará chegar ao povoado sem ser apanhado pela hiena. 1. Na cartolina desenha-se um círculo que representará um poço e outro que será o povoado. Um jogador fará de hiena e outro de aguadeiro, isto é, de pessoa que vai ao poço buscar água. 2. Colocam-se as duas peças dentro do povoado e

Ver mais


luta de galos Luta de galos

É uma luta divertida, na qual prevalecerá o jogador com mais equilíbrio e agilidade. O primeiro a tocar no chão será o perdedor. 1. Colocam-se os dois jogadores de cócoras, em frente um do outro, a 2 metros de distância, num terreno plano. 2. A um sinal, avançam, dando saltinhos na direção um do outro, com as mãos em frente do peito, para empurrar

Ver mais


bola ambulante Bola ambulante

Jogo de pontaria por pares ou por equipas, em que é preciso empurrar uma bola para dentro da zona do adversário. 1. Marcam-se no chão, com o giz, as duas linhas paralelas, que deverão ficar separadas por cerca de 10 metros. No meio faz-se um pequeno círculo onde se coloca uma bola grande e pesada. 2. Cada equipa ou jogador, se se jogar aos

Ver mais


trenos Trenós

É um dos jogos mais frequentes, assim que chegam as primeiras neves. Só se necessita de uma encosta com neve e de um plástico. 1. Para jogar, precisa-se de uma encosta coberta de neve que não seja muito pronunciada e que não tenha obstáculos, como árvores ou rochas. 2. Antes de se lançar por ela abaixo, é preciso percorrê-la a pé, para comprovar que

Ver mais


tiro ao copo O que viste ontem?

Um sistema excelente para promover a curiosidade dos mais pequenos e desenvolver a sua capacidade verbal e de abstração. 1. Escolhe-se um jogador para ser interrogado; os restantes fazem as perguntas. 2. O jogador que vai ser interrogado escolhe uma coisa, um animal ou uma pessoa que tenha visto no dia anterior e diz: «Ontem, vi um animal.» 3. Os restantes jogadores farão perguntas,

Ver mais


A5MTMW Morto

Trata-se de um jogo de dados tão simples como emocionante, em que todos tentarão conseguir a máxima pontuação sem o abandonar. 1. Os jogadores anotam num papel os seus nomes e estabelecem a ordem por que vão jogar. O primeiro recebe o copo com os cinco dados no seu interior e começa a partida. 2. Chegada a sua vez, cada jogador lança todos os

Ver mais


Zic Zac Zuc Mukesinnah dahdewoo (jogo dos mocassins)

Praticado pelo povo chippewa do Norte dos EUA. 1. Os dois jogadores sentam-se um em frente do outro. Um jogador esconde a pedra e o outro procura-a (se for jogado por equipas, cabe a toda a equipa procurar). 2. Deixam-se de lado os vinte paus que fazem de contadores. Consoante o resultado da partida, apanham-se e distribuem-se pelos jogadores. 3. O jogador que esconde,

Ver mais


pontos e cores Boliyoyo capital

Descrito na Nicarágua e Guatemala. 1. Fazem-se cinco buracos no chão: quatro em forma de quadrado (podem numerar-se) e um no centro. Ao buraco central dá-se o nome de Guatemala. 2. Cada jogador lança os seus berlindes, um a um, procurando introduzi-los no primeiro buraco. Tentará fazer o percurso dos cinco buracos antes dos seus adversários. 3. Quando se introduziram num buraco, lançam-se a

Ver mais


neve Corrida de serpentes

Jogo próprio de algumas tribos de índios americanos durante os meses de Inverno. Joga-se sobre um terreno gelado. 1. Procura-se um terreno gelado bastante comprido. Originalmente, jogava-se sobre a superfície de um rio ou de um lago. Se se fizer isso, convém certificar-se de que está totalmente congelado antes de o pisar. 2. Cada jogador procura um ramo direito com cerca de três palmos

Ver mais