2 ou mais




Neste jogo, a neve serve-nos tanto para amortecer a queda como para marcar a distância a que conseguimos saltar.

1. Procura-se um terreno liso que esteja coberto por uma camada de neve uniforme. Marcam-se nele duas linhas paralelas separadas por cerca de 10 metros.

2. Pisa-se o terreno compreendido entre as duas linhas para alisar a neve que haja nele e amontoa-se mais atrás da segunda linha.

3. À vez, cada jogador correrá até à segunda linha e a partir dela saltará para a frente, para tão longe quanto puder. A sua marca será o lugar onde os seus calcanhares ficarem marcados.

4. Depois de cada salto comprovam-se as suas pegadas para ver se saltou antes ou depois da linha. Se o salto tiver sido correto, deixa-se a marca e é a vez de saltar do seguinte.

 

saltar Salto em comprimento

Neste jogo, a neve serve-nos tanto para amortecer a queda como para marcar a distância a que conseguimos saltar. 1. Procura-se um terreno liso que esteja coberto por uma camada de neve uniforme. Marcam-se nele duas linhas paralelas separadas por cerca de 10 metros. 2. Pisa-se o terreno compreendido entre as duas linhas para alisar a neve que haja nele e amontoa-se mais atrás

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neve Branco

Jogo de perceção visual. Todos os jogadores tentarão encontrar no meio da neve pequenos objetos de cor branca. 1. Cada jogador segura nas mãos três pequenos objetos de cor branca, como, por exemplo, bolas de pingue-pongue, tampas de plástico ou paus de giz. 2. Todos se colocam de costas sobre uma linha e contam em voz alta «um, dois, três». Ao dizer «três», cada

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preview Para o balde

Jogo calmo de pontaria que podemos jogar dentro de casa e para o qual só necessitamos de um velho baralho de cartas e um cesto de papéis. 1. Distribui-se o baralho pelos jogadores e coloca-se o cesto de papéis a uns metros de distância do ponto de lançamento. O cesto deve estar vazio e é preferível usar um baralho de cartas velho. 2. À

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rouba duas Rouba duas

Jogo em que todos os jogadores estarão muito atentos a cada carta que se jogar para não terem de roubar. 1. Baralham-se todas as cartas e repartem-se sete por cada jogador, destapando-se uma no centro. Deixam-se as restantes para roubar; o jogo começa pelo jogador à direita do que repartiu. 2. O seguinte tem de lançar uma carta com o mesmo número ou do

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iniciais A letra proibida

Jogo de vocabulário em que todos tentarão responder às perguntas dos seus companheiros sem dizer a letra proibida. 1. Os jogadores sortearão quem escolherá a primeira letra proibida. Aquele que for selecionado dirá uma letra e esta não poderá ser dita a partir desse momento; não poderá dizer-se também nenhuma palavra que a contiver. 2. Uma vez fixada a letra, os jogadores fazem perguntas

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