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lápis giratório A cilada

A cilada opõe os jogadores para ver quem é mais hábil a prever os movimentos do outro. 1. Cada jogador escolhe uma cor e delimita uma zona de jogo na folha. 2. O primeiro jogador contorna o lado de uma quadrícula qualquer; o segundo faz o mesmo em relação a outra da sua escolha. 3. A partir desse momento, cada jogador deve acrescentar à

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damas_tabuleiro Os gatos e o rato

Um jogo de estratégia para os mais pequenos, em que o rato se encontra numa situação desfavorável. 1. Confeciona-se o tabuleiro de jogo colando quadrados pretos de 3 cm de lado sobre uma cartolina quadrada, branca, de 24 cm de lado. 2. Colocam-se as fichas na posição inicial; a ficha vermelha é o rato e as verdes representam os gatos. 3. Cada jogador faz

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http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photography-two-children-play-sand-image4460377 Sinko lukai (o pau escondido)

Descrito no Nepal. 1. Forma-se uma montanha comprida de terra, com aproximadamente 60 centímetros. 2. Um jogador pega no pau e mete-o dentro da areia, fazendo-o atravessar a montanha de um extremo ao outro um par de vezes. Deixa o pau dentro da montanha sem que o adversário veja onde está. 3. O outro jogador junta as mãos, cruzando os dedos, coloca-as horizontalmente sobre

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mãos e pés Labirinto a dois

A confeção do labirinto requer um pouco de tempo e de habilidade, mas, uma vez construído, é muito divertido e apaixonante. 1. Construiremos o labirinto pregando pedaços de tubo sobre o tabuleiro, de modo a formar um único percurso, tal como se vê na figura. Em seguida, pregaremos as duas ripas nos lados do labirinto. É importante marcar a saída e a entrada para

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tiro ao copo O jogo da malha

Um jogo de habilidade originário de Inglaterra, cujo tabuleiro é de madeira e muitas vezes está belamente decorado. 1. Desenha-se um tabuleiro dividido em nove faixas chamadas «camas». Antes e depois das camas deixa-se um espaço de cerca de 10 cm. A largura das camas deve ser um pouco maior do que o diâmetro das moedas utilizadas. Nos extremos das camas marca-se uma coluna

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tunel O túnel

No «túnel» é necessário ter muita pontaria e habilidade para lançar a direito uma bola por baixo de uns arcos de arame. 1. Com os alicates fabricam-se cinco arcos de arame com cerca de 20 centímetros de altura. 2. Colocam-se os arcos em fileira, no chão. No fim da fileira põe-se a barra de madeira. Os jogadores atiram a bola, tentando que esta passe

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Tabula_-_boardgame_-_Zeno_game.svg Tabula

Descrito na Roma do século I d.C. 1. Começa-se com o tabuleiro vazio. Fase de introdução de peças no tabuleiro: 2. Na primeira fase do jogo, introduzem-se as peças no tabuleiro. Para o efeito, lançam-se os três dados e entram no tabuleiro uma, duas ou três peças. 3. No caso de os três dados somarem o mesmo, não se podem superar as doze primeiras

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mãos e pés Tick, tack

Descrito na Escócia. Praticado noutros lugares do mundo. 1. Os dois jogadores estão de pé, um em frente do outro, separados por cerca de 5 metros. 2. À vez, cada um deles se aproxima, colocando um pé em frente do outro, de modo que o tacão toque na biqueira do outro pé. 3. Quando se encontram, ganha o que põe o seu pé por

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duelo Nem sim, nem não

Um singular duelo em que não nos podemos distrair nem sequer por um momento. 1. Os concorrentes começam o jogo dizendo as palavras que não se podem dizer durante a jogada: «Nem sim, nem não.» 2. A partir desse momento, cada jogador tenta que o outro diga as palavras proibidas, fazendo-lhe todo o tipo de perguntas, e tem muito cuidado com as perguntas que

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aualé Aualé

Descrito em diversos países da África Ocidental e nas Antilhas. 1. O campo de cada jogador é formado pela fila dos seis buracos mais próximos dele. No início da partida, põem-se quatro sementes em cada buraco. 2. À vez, e seguindo o sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, cada jogador semeia, tirando todas as sementes de qualquer buraco ou do seu próprio campo

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