3 ou mais




Um jogo em que todos participam para escolher quem começa.

1. Todos os participantes formam um círculo ombro com ombro, enquanto mantêm as mãos atrás das costas e estendem um pé, de forma que este toque a ponta dos pés dos restantes participantes.

2. Um dos jogadores diz em voz alta «1, 2, 3, minoria!», e cada jogador decide então se retira o pé ou se o deixa onde está.

3. Olha-se para ver se há mais jogadores com o pé no círculo ou retirado e repete-se o jogo com os que forem menos. Em caso de empate, voltam todos a jogar.

4. A última minoria é sempre de um jogador e é ele que começa o jogo.

 

refugio Minoria

Um jogo em que todos participam para escolher quem começa. 1. Todos os participantes formam um círculo ombro com ombro, enquanto mantêm as mãos atrás das costas e estendem um pé, de forma que este toque a ponta dos pés dos restantes participantes. 2. Um dos jogadores diz em voz alta «1, 2, 3, minoria!», e cada jogador decide então se retira o pé

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alfabeto_ingles Palavras encadeadas

O vocabulário e a memória dos participantes são postos à prova neste simples e divertido jogo. 1. Ordenaram-se os jogadores para o jogo; depois do último volta a ser o primeiro. 2. O primeiro jogador diz uma palavra qualquer, por exemplo, «cadeira». 3. O jogador seguinte deverá dizer outra palavra que comece pela letra em que acabava a palavra dita, neste caso, o «a».

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menino escrevendo A frase-surpresa

Um jogo ideal para crianças que acabam de aprender a escrever, já que as convida a fazê-lo de uma forma divertida e amena. É conveniente que seja um adulto a dirigir o jogo. 1. O condutor do jogo dá uma folha e um lápis ao primeiro participante e pergunta-lhe: «Quem?» A criança escreve um substantivo comum ou próprio, em resposta, por exemplo: «Um cão.»

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o circulo O círculo

Jogo de reflexos em que se põe à prova a rapidez de reação dos mais pequenos. Um adulto encarregar-se-á de o dirigir. 1. Com o giz desenha-se no chão um círculo suficientemente grande para que os jogadores se coloquem à volta dele, deixando a separá-los um espaço que lhes permita moverem-se. 2. Todos se colocam com os pés juntos à volta do círculo e

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agua, terra, ar Mensagens no ar

Um jogo de atenção que representa um autêntico desafio para os mais jovens. 1. Cada jogador, chegada a sua vez, escreve muito lentamente no ar uma palavra, utilizando o dedo indicador. 2. O resto dos jogadores tenta adivinhar qual é a palavra. Quando acaba de escrever, cada um diz o que julgou ler. 3. O que escreveu recebe um ponto por cada jogador que

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agua, terra, ar A janela

Este jogo, que apaixona os mais pequenos, deve ser orientado por um adulto. 1. Recorta-se um orifício com aproximadamente 1 centímetro de diâmetro no centro de uma folha de jornal. 2. Sem que os participantes vejam, coloca-se um objeto por baixo, de modo que só se veja uma pequena parte através do orifício. É conveniente selecionar objetos pouco volumosos e começar a mostrá-los pelas

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menino escrevendo As relações

Uma maneira divertida de partilhar as ideias que cada um associa a uma imagem. 1. Cada jogador escolhe uma fotografia de revista ou jornal e recorta-a, sem a mostrar aos restantes. 2. Cada jogador começa o jogo com um papel, um lápis e a fotografia que escolheu virada para baixo, na sua frente. 3. Quando chega a sua vez, cada jogador levanta a foto

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minuto O minuto

Um simples jogo de cálculo de tempo, em que é preciso despistar os companheiros com todas as caretas possíveis. 1. Um jogador encarrega-se do relógio. Os restantes, a um sinal do controlador do tempo, devem tentar calcular com a maior precisão possível quando passou um minuto. 2. O controlador do relógio pode fazer todas as caretas que quiser para despistar os jogadores, fazendo gestos

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agua, terra, ar Um passo de garrafa

Este é um jogo muito popular, em que os jogadores devem andar conforme mandar o que dá as vozes. 1. Mediante sorteio escolhe-se o que vai dar as vozes. Uma vez escolhido, este desenha no chão duas linhas paralelas, separadas por cerca de 5 metros. 2. Os jogadores colocam-se atrás de uma linha e o que dá as vozes põe-se, de costas viradas para

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puluc_8_ (1) Puluc

Jogo de origem maia que se jogava com grãos de milho e espigas sobre o chão. A versão descrita é uma adaptação. 1. Desenha-se um tabuleiro com um percurso de dezanove casas. Este denomina-se «bej», que significa caminho. Os dados podem ser grãos de milho com uma parte marcada ou moedas. 2. Chegada a sua vez, cada um lança os dados duas vezes e

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