4 ou mais




agua, terra, ar Haneqe

Praticado pelo povo núbio do Norte do Sudão e Sul do Egipto. 1. Formam-se duas equipas: uma será a atacante e a outra, a defensora. 2. Desenha-se um círculo no chão. 3. Todos os jogadores andam ao pé-coxinho, segurando com a mão o pé que não toca no chão. 4. Os atacantes escolhem um dos seus jogadores para fazer de noivo. Este, ajudado pelos

Ver mais


pisar a cauda Pisar a cauda

Um jogo muito divertido, em que temos de perseguir os outros ao mesmo tempo que fugimos deles. 1. Cada jogador recebe um bocado de corda e enfia-a pelas calças como se fosse uma cauda. A corda deve arrastar-se pelo chão cerca de um palmo. 2. A um sinal, todos os jogadores começam a correr, procurando pisar a causa dos companheiros, ao mesmo tempo que

Ver mais


mudança de campo Draw the snake (desenha a cobra)

Descrito na Escócia. 1. Escolhe-se um dos jogadores, que se vira de costas para os restantes. 2. O que dirige o jogo desenha com o dedo uma serpente nas costas do jogador escolhido: quem irá fazer o olho? 3. Outro jogador aproxima-se e coloca-lhe um dedo nas costas. Depois, volta para junto dos restantes jogadores. 4. Quando o que dirige o jogo indica, o

Ver mais


quem es tu Os filmes

Um jogo de mímica, muito divertido em que se devem imitar as personagens dos filmes mais falados no momento. 1. Escolhe-se o primeiro jogador. Os restantes farão de público. 2. O jogador escolhido representa, por meio de mímica, o título de um filme ou as cenas que julgar mais representativas, a fim de que algum dos participantes o adivinhe. 3. Os restantes jogadores tentam

Ver mais


quem es tu Pobre gatinho

O pobre gatinho é um jogo muito apreciado pelos mais pequenos, que exige dotes cómicos e capacidade de suster o riso. 1. Escolhe-se um jogador para fazer de gatinho e os restantes sentam-se em círculo. 2. O gatinho deve escolher um jogador e aproximar-se dele, tentando faze-lo rir-se, enquanto imita um gato. 3. O gatinho pode dizer «miau!» ao jogador três vezes; este deverá

Ver mais


escola3 O dono do burro

Um jogo em que os reflexos são fundamentais para não se acabar a fazer de burro e a servir de montada aos amigos. 1. Desenha-se no solo um círculo de cerca de 3 m de diâmetro e colocam-se os jogadores dentro dele. Um deles é o burro e mantém-se agachado; outro faz de dono do burro e vigia, para que ninguém lhe toque. 2.

Ver mais


mudança de campo Ka fao khai (Os ovos da mãe corvo)

Descrito na Tailândia. Desenha-se no chão um círculo com cerca de 1 metro de diâmetro. É o ninho do corvo. Dentro do ninho, deixam-se os dez ovos. Escolhe-se um jogador para fazer de mãe corvo e coloca-se dentro do ninho. O jogo desenrola-se em três fases. Primeira fase: 1. O jogo começa quando um dos jogadores diz: guarda os teus ovos. 2. Os jogadores

Ver mais


mãos e pés A troca

Uma autêntica prova de memória fotográfica, especialmente divertida no Inverno ou quando se usa muita roupa e acessórios. 1. Um jogador observa os restantes durante um minuto, reparando na roupa que usam e noutros objetos, como relógios, pulseiras, brincos… 2. Em seguida, tapa os olhos, enquanto os outros trocam entre si as peças de roupa e os acessórios que quiserem. 3. Quando acabam de

Ver mais


tolchi Tolchi Nori

Descrito na Coreia. Normas básicas 1. Desenham-se duas linhas paralelas separadas por cerca de 2,50 metros. 2. O Tolchi é formado por uma série de dezoito jogos. A primeira equipa a completar toda a série é a vencedora. 3. Quando o jogador de uma equipa falha numa das suas séries, a sua equipa perde a vez. Ao recuperá-la continuará o jogo a partir da

Ver mais


escola3 Tih

Descrito em Marrocos. 1. Desenha-se no chão um círculo com aproximadamente 2 metros de diâmetro. Colocam-se todas as sapatilhas dentro do círculo. 2. Escolhe-se um jogador para ficar no centro do círculo com um pau na mão. 3. Uma vez dado um sinal, o jogo começa e os jogadores tentam retirar do círculo com os pés a sua sapatilha. O defensor nunca pode soltar

Ver mais