5 minutos




tunel O túnel

No «túnel» é necessário ter muita pontaria e habilidade para lançar a direito uma bola por baixo de uns arcos de arame. 1. Com os alicates fabricam-se cinco arcos de arame com cerca de 20 centímetros de altura. 2. Colocam-se os arcos em fileira, no chão. No fim da fileira põe-se a barra de madeira. Os jogadores atiram a bola, tentando que esta passe

Ver mais


hiena A hiena perseguidora

Jogo de perseguição muito praticado no Norte de África. Um jogador tentará chegar ao povoado sem ser apanhado pela hiena. 1. Na cartolina desenha-se um círculo que representará um poço e outro que será o povoado. Um jogador fará de hiena e outro de aguadeiro, isto é, de pessoa que vai ao poço buscar água. 2. Colocam-se as duas peças dentro do povoado e

Ver mais


luta de galos Luta de galos

É uma luta divertida, na qual prevalecerá o jogador com mais equilíbrio e agilidade. O primeiro a tocar no chão será o perdedor. 1. Colocam-se os dois jogadores de cócoras, em frente um do outro, a 2 metros de distância, num terreno plano. 2. A um sinal, avançam, dando saltinhos na direção um do outro, com as mãos em frente do peito, para empurrar

Ver mais


bola ambulante Bola ambulante

Jogo de pontaria por pares ou por equipas, em que é preciso empurrar uma bola para dentro da zona do adversário. 1. Marcam-se no chão, com o giz, as duas linhas paralelas, que deverão ficar separadas por cerca de 10 metros. No meio faz-se um pequeno círculo onde se coloca uma bola grande e pesada. 2. Cada equipa ou jogador, se se jogar aos

Ver mais


duelo Ouro e prata

A jogar ao ouro e prata decide-se quem é o primeiro a escolher ou a começar o jogo seguinte. 1. Colocam-se os dois participantes cara a cara, a cerca de 3 m um do outro, com as mãos nas costas. 2. Um jogador avança pondo um pé à frente do outro, de modo que o tacão toque a biqueira do de trás, e diz

Ver mais


punho chines Punho chinês

Não precisa de espaço e utiliza-se também com frequência para decidir quem começa primeiro outro jogo. 1. Os dois jogadores juntam as mãos, formando um punho de tal modo que só fique livre o polegar de cada um. 2. Alguém diz: «1, 2, 3, agora.» Cada jogador tenta apanhar o polegar do companheiro com o seu, sem nunca se soltar. 3. O jogador que

Ver mais


animal A comida

Este é um jogo do Quénia, em que é necessária uma grande concentração para saltar ou permanecer quieto. 1. Escolhe-se um jogador, de preferência um adulto, para condutor do jogo. 2. Os restantes formam uma roda à sua volta, ficando virados para ele e a uma distância de 1 metro. 3. O condutor nomeia, em voz alta, diversos animais: «vaca, crocodilo, porco, polvo», etc.

Ver mais


tiro ao copo O que viste ontem?

Um sistema excelente para promover a curiosidade dos mais pequenos e desenvolver a sua capacidade verbal e de abstração. 1. Escolhe-se um jogador para ser interrogado; os restantes fazem as perguntas. 2. O jogador que vai ser interrogado escolhe uma coisa, um animal ou uma pessoa que tenha visto no dia anterior e diz: «Ontem, vi um animal.» 3. Os restantes jogadores farão perguntas,

Ver mais


o circulo O círculo

Jogo de reflexos em que se põe à prova a rapidez de reação dos mais pequenos. Um adulto encarregar-se-á de o dirigir. 1. Com o giz desenha-se no chão um círculo suficientemente grande para que os jogadores se coloquem à volta dele, deixando a separá-los um espaço que lhes permita moverem-se. 2. Todos se colocam com os pés juntos à volta do círculo e

Ver mais


mãos e pés O túnel

Jogo simples e não competitivo que divertirá muito os mais pequenos; todos vão querer passar pelo túnel formado pelos seus companheiros. 1. Os jogadores colocam-se de modo a formar pares. Se o número de jogadores for ímpar, tenta-se arranjar outro jogador, antes de começar a partida. Uma vez formados os pares, sorteia-se qual será o primeiro. 2. Os componentes do primeiro par colocam-se em

Ver mais