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Jogo calmo de pontaria que podemos jogar dentro de casa e para o qual só necessitamos de um velho baralho de cartas e um cesto de papéis.

1. Distribui-se o baralho pelos jogadores e coloca-se o cesto de papéis a uns metros de distância do ponto de lançamento. O cesto deve estar vazio e é preferível usar um baralho de cartas velho.

2. À vez, cada jogador lança uma das suas cartas, tentando metê-la dentro do cesto de papéis. Para o fazer, segura a carta entre o indicador e o polegar e efetua uma rotação do pulso, para que a carta saia a girar.

3. Cada um anota 1 ponto por cada carta que consiga encestar. As figuras ou ases costumam valer o dobro das cartas normais.

4. Se um jogador quiser, pode dizer «duplo»; neste caso, multiplica-se o valor da carta por dois, mas, se falhar, perde os pontos que teria ganho. Quando as cartas se acabam, comprova-se que é o vencedor.

 

preview Para o balde

Jogo calmo de pontaria que podemos jogar dentro de casa e para o qual só necessitamos de um velho baralho de cartas e um cesto de papéis. 1. Distribui-se o baralho pelos jogadores e coloca-se o cesto de papéis a uns metros de distância do ponto de lançamento. O cesto deve estar vazio e é preferível usar um baralho de cartas velho. 2. À

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cadeia de colheres Cadeia de colheres

Jogo de habilidade em que os jogadores passarão um berlinde, utilizando unicamente as colheres que seguram na boca. 1. Formam-se duas equipas com o mesmo número de elementos. Cada jogador recebe uma colher e a cada equipa é dado um berlinde. As equipas colocam-se em roda. 2. Os jogadores seguram a colher com a boca; o que tiver o berlinde põe-no com cuidado na

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cores Mãos às cores

Neste jogo, todos os participantes terão de tocar na cor mencionada pelo condutor, mas só sobre a roupa de outro jogador. 1. Um dos jogadores será o condutor do jogo; se forem muito pequenos, um adulto desempenhará este papel. O condutor põe-se de pé e os restantes formam uma roda em torno dele, deixando um palmo de distância entre si. 2. Os jogadores descalçam

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garoto mascote Os cinco caminhos

Jogo do Norte da China em que se costuma usar bombons como peças, pelo que comê-las é muito mais aliciante. 1. Desenha-se um tabuleiro quadrado formado por quatro filas de quatro quadrados cada uma. Nas intersecções dos dois lados opostos colocam-se as peças de uma cor para começar a partida. 2. Chegada a sua vez, cada jogador move uma das suas peças para uma

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ox Ox

Jogo de estratégia que deve o seu nome às marcas que exibem as peças de cada um dos jogadores (um X ou um 0). 1. Desenha-se na cartolina um tabuleiro formado por vinte quadrados dispostos em cinco colunas e cinco filas. Dispõem-se as peças alternadamente em cada um dos lados. 2.Sorteiam-se as peças que caberão a cada jogador e quem será o primeiro a

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go-moku Go-moku

Jogo de origem japonesa praticado em todo mundo e de que existem diversas modalidades, como o renju ou o go-moku ninuki. 1. Confecionaremos um tabuleiro como o que podemos ver na ilustração. Os quadrados devem ter 2 centímetros de lado e podemos fazer entre treze e dezanove filas. 2. Começa-se a partida com o tabuleiro vazio. Um a um, os jogadores colocam as suas

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zip, zap, zup Zip, zap, zup

Jogo de reflexos em que só é preciso mover a cabeça para um lado e para outro para passar uma cadeia de gestos muito rápida e sempre a mudar. 1. Os jogadores colocam-se em roda de maneira a que todos vejam as caras uns dos outros. O primeiro vira a cara lentamente para um lado e diz: «zzzzzip.» 2. O jogador para quem ele

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iniciais A letra proibida

Jogo de vocabulário em que todos tentarão responder às perguntas dos seus companheiros sem dizer a letra proibida. 1. Os jogadores sortearão quem escolherá a primeira letra proibida. Aquele que for selecionado dirá uma letra e esta não poderá ser dita a partir desse momento; não poderá dizer-se também nenhuma palavra que a contiver. 2. Uma vez fixada a letra, os jogadores fazem perguntas

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silabas Sílabas misturadas

Jogo de vocabulário em que é necessário ter uma boa memória para se lembrar de quais foram as sílabas ditas para jogar. 1. Os jogadores estabelecem a ordem por que vão jogar. O primeiro começará a partida e dirá uma sílaba qualquer, por exemplo, «me». 2. Cada um dos seguintes dirá a primeira sílaba que lhe vier à cabeça, como por exemplo «li», «so»,

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simao diz Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

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