5 ou mais




Jogo de força, em que uns quantos farão de cebolas e outro fará de camponês empenhado em arrancá-las.

1. Por sorteio, escolhe-se o jogador que começará a partida fazendo de camponês. A sua missão será tentar arrancar as cebolas.

2. Os restantes jogadores farão de cebolas. Sentam-se no chão, em fila, de maneira que cada um fique sentado entre as pernas do de trás.

3. Os que fazem de cebolas rodeiam-se pela cintura e unem as mãos na barriga do companheiro da frente.

4. O camponês puxa o primeiro da fila pelas mãos, tentando separá-lo dos restantes. Cada vez que «arranca» um jogador, este ajuda-o a puxar o seguinte.

 

mãos e pés Arrancar cebolas

Jogo de força, em que uns quantos farão de cebolas e outro fará de camponês empenhado em arrancá-las. 1. Por sorteio, escolhe-se o jogador que começará a partida fazendo de camponês. A sua missão será tentar arrancar as cebolas. 2. Os restantes jogadores farão de cebolas. Sentam-se no chão, em fila, de maneira que cada um fique sentado entre as pernas do de trás.

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vigilante às escuras O vigilante às escuras

O jogador que fizer de vigilante neste jogo confiará no seu ouvido para defender a sua mercadoria dos ladrões que houver na partida. 1. Por sorteio, escolhe-se um dos jogadores para fazer de vigilante. Este senta-se no chão e põe a mercadoria diante dele; esta pode consistir em balões, rebuçados, etc. 2. Depois, venda os olhos e segura numa das mãos um jornal enrolado.

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cauda burro A cauda do burro

Um bom sentido de orientação e um pouco de sorte serão necessários para, de olhos vendados, pôr a cauda ao burro. 1. Numa cartolina desenha-se a silhueta de um burro a que falta a cauda; depois pendura-se na parede. Em seguida, faz-se a cauda, desfiando o extremo da corda, e põe-se-lhe um bocado de fita adesiva. 2. Escolhe-se um jogador, vendam-se-lhe os olhos e

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cores Mãos às cores

Neste jogo, todos os participantes terão de tocar na cor mencionada pelo condutor, mas só sobre a roupa de outro jogador. 1. Um dos jogadores será o condutor do jogo; se forem muito pequenos, um adulto desempenhará este papel. O condutor põe-se de pé e os restantes formam uma roda em torno dele, deixando um palmo de distância entre si. 2. Os jogadores descalçam

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lampada A lâmpada

Neste jogo, o que dá as vozes emitirá um sinal aos outros para que desatem a fugir, mas antes terão todos de responder a uma ordem. 1. Por sorteio, escolhe-se um jogador para dar as vozes. Este desenha uma lâmpada no chão e coloca-se sobre o casquilho. 2. Aquele que dá as vozes dá então uma ordem, por exemplo: «nomes de flores.» Os jogadores,

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