8 ou mais




Para passar a laranja é preciso ter bastante habilidade e um bom queixo.

1. Formam-se duas equipas. Os participantes de cada equipa, de pé, formam um círculo.

2. Um jogador de cada equipa recebe uma laranja, que deverá segurar com o pescoço, entre o queixo e o peito.

3. A um sinal combinado, cada jogador tentará passá-la ao companheiro da direita, que deve apanhá-la com o queixo e o pescoço, sem nunca utilizar as mãos. Se a laranja cair ao chão, compete ao jogador que a tinha inicialmente apanhá-la.

4. Vai-se passando a laranja de jogador em jogador, até se dar uma volta completa. Vence a primeira equipa a consegui-lo.

 

corrida laranjas Passa a laranja

Para passar a laranja é preciso ter bastante habilidade e um bom queixo. 1. Formam-se duas equipas. Os participantes de cada equipa, de pé, formam um círculo. 2. Um jogador de cada equipa recebe uma laranja, que deverá segurar com o pescoço, entre o queixo e o peito. 3. A um sinal combinado, cada jogador tentará passá-la ao companheiro da direita, que deve apanhá-la

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nariz a nariz De nariz a nariz

Um jogo de equilíbrio que provocará o riso dos participantes e mais de uma situação complicada. 1. Formam-se duas equipas e colocam-se os jogadores em fila com as mãos unidas atrás das costas. 2. Ao sinal de partida, o primeiro de cada fila coloca a parte exterior de uma caixa de fósforos no nariz e tenta passá-la ao seguinte, sem utilizar as mãos. 3.

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orquestra O diretor da orquestra

O diretor da orquestra combina a mímica e a dissimulação para desafiar a capacidade de observação de cada um dos participantes. 1. Escolhe-se um jogador, mediante um sorteio. A pessoa designada deverá abandonar a sala. 2. Os restantes jogadores sentam-se no chão, formando um círculo. 3. Escolhe-se um dos participantes para que desempenhe o papel de diretor da orquestra. A escolha deve ser feita

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vigilante às escuras O labirinto cego

O labirinto cego requer bastante preparação prévia e um bom número de organizadores, mas é um jogo indicado para colónias de férias, pela diversão que proporciona. 1. Num terreno com árvores marca-se um percurso, atando uma corda a 1,5 m de altura. Depois, colocam-se diversos obstáculos ao longo do trajeto. 2. Amachucam-se todas as folhas de um jornal, formando bolas, e colocam-se por baixo

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bola a parede As bolas

Neste jogo, nunca se sabe quem é o perseguidor e quem é o perseguido, pois estes mudam com um simples lance da bola. 1. Dividem-se os jogadores em duas equipas. Cada equipa recebe uma das bolas; uma delas será a perseguida e a outra a perseguidora. 2. Quem tiver a bola perseguidora tentará apanhar os que têm a bola perseguida para trocarem de papéis.

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refugio Tocar nas cabeças

É um jogo muito apropriado para se ficarem a conhecer os nomes uns dos outros e para quebrar o gelo num grupo que acaba de se formar. 1. Os jogadores sentam-se no chão, formando uma roda ampla, em que todos olham para o centro. Por sorteio, escolhe-se um dos jogadores, que se colocará de pé, no centro. 2. Um dos jogadores dirá, por exemplo,

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lebre e o ouriço A lebre e o ouriço

A lebre e o ouriço perseguem-se em volta de uma fila formada pelos seus companheiros, que estão de cócoras no chão. 1. Escolhem-se dois jogadores para fazerem de lebre e de ouriço. Os restantes põem-se de cócoras, formando uma fila. 2. Os jogadores olham alternativamente para a direita e para a esquerda. O ouriço e a lebre situam-se cada um num extremo da fila.

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images (5) O gato e a ratazana

Jogo de perseguição, originário do Zaire, em que a captura do jogador que faz de ratazana é dificultada pelos restantes jogadores. 1. Um jogador faz de gato e outro, de ratazana. Um dos restantes conduz o jogo. 2. Todos, menos o gato e a ratazana, se colocam de modo a formar filas com os braços esticados. As pontas dos dedos devem tocar-se. 3. O

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bola elevada Bola elevada

Este jogo representa um desafio à habilidade dos participantes e um grande esforço de coordenação dentro da equipa. 1. Marca-se uma linha de partida e colocam-se os baldes a cerca de 10 metros de distância. Em seguida, formam-se duas equipas e dá-se uma vassoura a cada jogador. 2. Situam-se as duas equipas na linha de partida e colocam-se em círculo, juntando as vassouras no

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hora de vestir Hora de vestir

Cada equipa distribui pelos jogadores algumas peças de roupa velha, para ver quem é o mais rápido a vestir-se. 1. Formam-se duas equipas com o mesmo número de participantes. Se forem muitos, podem fazer-se mais de duas equipas. Os jogadores colocam-se em fila indiana e cada um dos que estão à frente recebe três peças de vestuário. 2. Todas as equipas recebem as mesmas

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