tolchi

Tolchi Nori

Descrito na Coreia. Normas básicas 1. Desenham-se duas linhas paralelas separadas por cerca de 2,50 metros. 2. O Tolchi é formado por uma série de dezoito jogos. A primeira equipa a completar toda a série é a vencedora. 3. Quando o jogador de uma equipa falha numa das suas séries, a sua equipa perde a vez. Ao recuperá-la continuará o jogo a partir da

Ver mais


silabas

Letra-ponto

Um divertido jogo em que é preciso ser muito veloz a construir palavras. 1. Cada jogador pega num papel e num lápis e coloca-se de maneira que os outros não consigam ver o que escreve. 2. Quando chega a sua vez, cada jogador diz uma letra e todos a anotam, até chegar a oito letras. 3. Dão-se três minutos para que cada jogador tente

Ver mais


escola3

Gallova

Descrito em Aragão (Espanha). 1. Formam-se duas equipas: a equipa perseguidora (A) e a perseguida (B). 2. Um jogador da equipa A é escolhido como castigador. Os outros membros da sua equipa formam um círculo. 3. Os jogadores da equipa B distribuem-se por todo o terreno de jogo. 4. Quando o jogo começa, os jogadores da equipa B tentarão montar a cavalo nalgum dos

Ver mais


poço 3

Li’b el merafib (a hiena)

Descrito pelo povo baggara, Sudão. 1. Cada jogador tem uma peça que representa a sua mãe e tem de levá-la a buscar água ao poço, tentando impedir que a hiena a coma. Cada casa equivale a um dia de viagem. 2. Todas as mães começam na aldeia. 3. Consoante o resultado dos dados, atua-se assim: Uma face plana para cima: diz-se que fez um

Ver mais


maes e pais

Mães e pais

A família que tiver melhor ouvido será a primeira a juntar-se. Com jogadores muito pequenos é preciso ter cuidado, pois têm os olhos vendados. 1. Dividem-se os jogadores de modo a formarem grupos de três pessoas. Um jogador faz de pai, outro, de mãe e o terceiro, de bebé. 2. Os jogadores que fazem de pai e de mãe em cada equipa vendam os

Ver mais


verdadeiro ou falso

A boa memória

No jogo da boa memória, a emoção aumenta à medida que o jogo avança e ficam menos objetos para nomear. 1. O condutor do jogo escolhe dez objetos e mostra-os aos jogadores durante trinta segundos. Conta alto os últimos dez segundos por ordem decrescente, para aumentar a emoção. 2. Quando acaba o tempo, tapa os objetos totalmente com o pano. 3. Uma a uma,

Ver mais


simao diz

Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

Ver mais


2858525178_53ba30f671

Uma História com Brinquedos

Ora aqui está uma forma divertida de contar uma história: sempre que você escolher um brinquedo novo, a história muda.   Materiais:  Seis a dez brinquedos da criança, como uma bola, uma boneca, um bloco de construção, um puzzle, um pincel, um carro, um utensílio de cozinha, etc. Saco de papel Chão ou mesa   Instruções: Coloque os brinquedos no saco de papel e

Ver mais


gato e o rato

As bilhas

Uma divertida perseguição em que os papéis de perseguidor e perseguido mudam rapidamente. 1. Escolhe-se um jogador para fazer de perseguidor e outro para ser o perseguido. Os outros participantes colocam-se de modo a formar um círculo constituído por pares cujos elementos têm os braços na cintura e enlaçados. 2. Só se pode correr à volta do círculo, mas pode mudar-se de direção sempre

Ver mais


anel

Obraczka (o anel)

Descrito na Polónia. 1. Passa-se a corda pelo anel e atam-se os extremos. 2. Escolhe-se um jogador. Os restantes sentam-se em círculo. O jogador escolhido fica de pé, no meio do círculo. 3. Todos os jogadores seguram a corda com as duas mãos. Um dos jogadores pega no anel. O que está no meio coloca-se de modo a ficar de costas para o que

Ver mais