A frase-surpresa

menino escrevendo

Um jogo ideal para crianças que acabam de aprender a escrever, já que as convida a fazê-lo de uma forma divertida e amena. É conveniente que seja um adulto a dirigir o jogo.

1. O condutor do jogo dá uma folha e um lápis ao primeiro participante e pergunta-lhe: «Quem?» A criança escreve um substantivo comum ou próprio, em resposta, por exemplo: «Um cão.» Em seguida, dobra a folha de forma a esconder o que foi escrito e passa-a ao jogador seguinte.

2. O condutor do jogo pergunta ao segundo participante: «O que faz?» O jogador escreve uma ação no papel, por exemplo, «dança», sem saber quem a realiza. Depois de dobrar a folha, como fez o primeiro jogador, passa-a ao seguinte.

3 O condutor do jogo continua a fazer perguntas aos jogadores, como «onde está?», «com quem está?», a fim de alongar a frase.

4. Uma vez acabadas as perguntas, desdobra-se o papel e lê-se em voz alta a frase, que, por ser absurda, provoca o riso das crianças. Se se quiser, pode propor-se-lhes que façam um desenho sobre a frase.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,brincadeiras de duas pessoas,CIRCULO DE GIZ BRINCADEIRA,brincadeira de duas pessoas,rimas para mamã.