Ad elta stelpur (a casa das donzelas)

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Descrito na Islândia.

1. Um a um, cada jogador lança os dados.

2. As peças só se podem mover se saírem:
Dois 6: quatro peças avançam seis lugares cada uma.
Um 6 e outro resultado: uma peça avança seis lugares.
Um 1 e outro resultado: uma peça avança um lugar.
Um duplo (dois números iguais diferentes de 6): duas peças avançam o número de casas correspondente ao número que saiu e voltam a lançar-se os dados.

3. As peças movem-se no sentido dos ponteiros do relógio.

4. Não se podem colocar duas peças da mesma cor numa casa. Se uma peça chegar a uma casa ocupada por outra da mesma cor, não ocupa essa casa, terminando o seu percurso na primeira casa vazia que encontrar.

5. Quando uma peça chega a uma casa ocupada por uma peça do adversário, elimina-a. A peça capturada sai do tabuleiro e já não volta a jogar.

6. A última peça que resta a um jogador denomina-se hornskella (peça do canto). Esta peça só pode ser colocada nas casas dos cantos dos quatro campos. A hornskella move-se tal como adiante se descreve.

7. Ganha o primeiro a capturar todas as peças do adversário.

Movimento da hornskella:

Um 1: avança um canto.
Um 6: avança dois cantos.
Um duplo 1: avança quatro cantos.
Um duplo 6: avança oito cantos.
Um duplo diferente do 1 ou do 6: serve para ganhar uma vez extra.

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Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,ideias de desafios para amigos,futebol em círculo,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,watzaspp.