As escondidas

esconde-esconde

O jogo de busca por excelência. O que aqui se descreve é a sua versão mais simples.

1. Escolhe-se à sorte o jogador que vai ter de encontrar os outros. Em seguida, fixa-se um lugar, que será o «coito»; pode ser uma coluna, uma árvore ou um bocado de uma parede. O jogador escolhido deve ficar no coito e começar a contar, sem olhar, até um número previamente acordado entre os participantes.

2. Enquanto esse jogador conta, os restantes correm a esconder-se. A contagem faz-se em voz baixa, exceto quando se trata das dezenas (10, 20, 30…), que se dizem em voz alta, e dos últimos cinco números, que também se gritam, para anunciar que a busca está prestes a ter início.

3. Uma vez acabada a contagem, o jogador pode ir procurar os seus companheiros escondidos. Quando vê algum, corre para o coito para dizer o seu nome e quando chega lá diz, por exemplo: «1, 2, 3, Paula!» O jogador descoberto é eliminado.

4. Entretanto, os jogadores ainda não desclassificados fazem todos os possíveis por chegar ao coito antes do jogador que os procura; o que consegue fazê-lo tem de tocar no coito e dizer em voz alta: «1, 2, 3, salvo.».

5. Se o jogador que busca os outros vê um deles e se prepara para o eliminar, mas não o reconhece e se engana a dizer o seu nome, anuncia-se «entornou-se o caldo» e repete-se o jogo desde o princípio.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,escolha uma chave,jogo o sitio dos miudos a roda.