Aualé

aualé

Descrito em diversos países da África Ocidental e nas Antilhas.

1. O campo de cada jogador é formado pela fila dos seis buracos mais próximos dele. No início da partida, põem-se quatro sementes em cada buraco.

2. À vez, e seguindo o sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, cada jogador semeia, tirando todas as sementes de qualquer buraco ou do seu próprio campo e deitando uma em cada buraco.

3. Se se der uma volta inteira ao tabuleiro e ainda restarem sementes, continua a semear-se, deixando vazio o buraco inicial e continuando-se pelo seguinte.

4. Se a última semente de uma sementeira cair num buraco do campo contrário e depois de incluirmos a nossa semente ficarem duas ou três, retiramo-las do tabuleiro. Então, olha-se para o buraco anterior e, se satisfizer duas condições – estar no campo contrário e restarem duas ou três sementes – retiram-se também. Far-se-á isto até que não se verifique uma das regras.

5. Não se pode deixar o adversário sem sementes, pelo que não é permitido qualquer movimento em que apanhássemos todas as sementes do contrário e o deixássemos sem nada.

6. Da mesma maneira, se todos os buracos do adversário estiverem vazios, temos a obrigação de semear de forma que fique com sementes.

7. Quando um jogador não pode dar sementes ao adversário porque não tem ou porque se repetem os mesmos movimentos, cada jogador fica com as sementes que houver no seu campo.

8. Ganha quem tiver mais sementes no final do jogo.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,como se organiza filas.