Awelé

awelé

Jogo originário de África que se pratica em todo o mundo. Pode jogar-se num tabuleiro de madeira ou fazendo buracos na areia.

1. Faz-se um tabuleiro juntando as duas tampas das embalagens de ovos vazias e colocam-se quatro grãos em cada buraco. Cada jogador usará os buracos de um dos lados.

2. Chegada a sua vez, cada um dos jogadores apanha todos os grãos de um dos seus buracos e distribui-os um a um pelos buracos seguintes, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

3. Se a sementeira acabar num buraco do adversário e nele restarem dois ou três grãos, captura-os. Se no anterior ao capturado ficam dois ou três, também se apanham e assim sucessivamente, até que resta outro número ou se chega ao próprio campo.

4. Se a sementeira der a volta ao tabuleiro, deixa-se o buraco inicial vazio. Se um jogador não tiver grãos para mover, o outro move-se para lhe dar algum. Se não puder, cada um apanha os que estão nos seus buracos e a partida termina. Quem capturar um maior número de grãos será o vencedor.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,brincadeira com letra w,ideias para a brincadeira mimica,escolha uma chave.