Bem-vindo ao mundo das Brincadeiras para Crianças de 3 a 6 Anos. Agora que o seu filho já não é propriamente um bebé, está pronto para mais diversão. Pois é, chegou a «idade das brincadeiras», o período em que segundo os especialistas, ele está pronto a ser iniciado em novos jogos e actividades. E você, pai, mãe ou educador(a), é o melhor objecto de brincadeira para a criança! Ela aprende mais consigo do que com qualquer brinquedo. Ao brincar e interagir consigo, ela vai desenvolver-se rapidamente em vários aspectos. Entre os três e os seis anos, a criança passa por transformações importantes:

Desenvolvimento Físico

  • Motricidade grossa: O corpo da criança torna-se mais flexível. Os braços e as pernas crescem e fortalecem-se, o que lhe permite realizar mais actividades motoras gerais, como correr, saltar, trepar, rolar, balançar-se, andar de triciclo e até de skate ou esquiar!
  • Motricidade fina: À medida que os dedos se alongam e se tornam mais finos, a criança adquire mais destreza manual para desenhar, pintar, alimentar-se, vestir-se e calçar-se, lavar os dentes, etc.
  • Coordenação e equilíbrio: A coordenação motora aumenta, bem como a capacidade de manter o equilíbrio, o que torna a criança apta a iniciar-se em desportos e actividades simples, assim como brincadeiras mais avançadas.

PAIS: Este livro propõe muitas ideias que visam ajudar o seu filho a desenvolver as suas capacidades físicas. Por isso, incluímos jogos vigorosos para a motricidade grossa, actividades criativas para o desenvolvimento motor fino e tarefas simples para o desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio.

Desenvolvimento Cognitivo

  • Capacidade de raciocínio: À medida que o cérebro da criança se desenvolve em tamanho, capacidade e funcionalidades, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas aumenta drasticamente. A criança passa a conseguir raciocinar de forma mais concreta, a procurar soluções para as suas tarefas, e a recordar as coisas com mais pormenor e durante períodos de tempo mais longos.

PAIS: As ideias propostas vão ajudá-lo a desafiar o seu filho com tarefas interessantes que estimulam o desenvolvimento do cérebro e lhe proporcionam oportunidades de treinar o raciocínio através de jogos e actividades.

Desenvolvimento da Linguagem

  • Pensamento simbólico: Durante esta fase, as capacidades de linguagem registam um desenvolvimento exuberante. À medida que as aptidões cognitivas evoluem, a criança começa a pensar simbolicamente, através da utilização da linguagem. Ela passa a conseguir substituir os gestos e as imagens por palavras, e compreende o significado de centenas de conceitos. Utiliza as palavras para expressar necessidades, partilhar sentimentos e interagir socialmente.
  • Vocabulário: Aos seis anos, é bem provável que a criança tenha já um vocabulário de mais de dez mil palavras, que compreenda as regras básicas da gramática e que enriqueça o seu vocabulário com seis a dez palavras novas por dia!

PAIS: Este livro sugere variadíssimas técnicas que lhe permitem enriquecer o desenvolvimento da linguagem do seu filho: jogos de palavras, tópicos de conversas divertidas, rimas simples e actividades de repetição. Além disso, também são propostas tarefas que visam a preparação para a leitura, o que poderá contribuir para o futuro sucesso escolar da criança.

Desenvolvimento Psicológico

  • Autoconsciência: À medida que a criança se desenvolve em lermos físicos e cognitivos, vai tomando consciência da sua identidade. Reconhece as várias partes do corpo, exibe os seus brinquedos, faz auto retratos simples, desenha a família, gosta de dizer o seu nome e idade.
  • Autoconfiança e Auto-estima: A consciência de si traz consigo a autoconfiança, que por sua vez conduz à auto-estima. À medida que a criança se conhece melhor, vai ganhando confiança nas suas capacidades para experimentar situações novas, correr riscos e realizar tarefas. Sempre que tem sucesso, a sua auto-estima é reforçada, o que, por sua vez, a leva a novos desafios e a novos sucessos.

PAIS: Brincadeira para Crianças de 3 a 6 Anos propõe formas divertidas de ajudar o seu filho a aprender mais sobre si próprio através de actividades físicas e artísticas e das interacções sociais. As dicas apresentadas permitirão ajudar a criança a adquirir mais autoconfiança e auto-estima através de jogos interactivos e actividades que promovem o sucesso.

Expressão Emocional

  • Partilha de sentimentos: Em termos psicológicos, a partir dos três anos o seu filho já ultrapassou o estágio do choro reflexo, e já consegue exprimir os sentimentos, desejos, vontades e necessidades com mais rigor. À medida que as suas emoções se vão tornando mais definidas e controladas, ele torna-se mais apto a gerir os sentimentos através da verbalização, da expressão artística e da representação dramática.

PAIS: As actividades que propomos proporcionam-lhe métodos divertidos para ajudar o seu filho a expressar as suas emoções de formas positivas. Como ele adora brincar ao «faz-de-conta», também incluímos actividades que lhe permitem expressar, canalizar e representar os seus sentimentos, através da imaginação e da dramatização.

Aptidões Sociais

  • Interacção social: As aptidões sociais reforçam-se quando a criança convive com mais pessoas, tanto em casa como na comunidade. Esse convívio é fundamental para o sucesso em todas as áreas da vida. Por isso, é desejável que a criança passe muito tempo com amigos da mesma idade.

PAIS: Irá encontrar muitas actividades próprias para a faixa etária entre os três e os seis anos, que ajudarão o seu filho a desenvolver as aptidões sociais através da representação e de jogos que dão ênfase à partilha e à cooperação. Ao proporcionar à criança um ambiente estimulante e educativo, os pais ou educadores estarão a ajudá-la a desenvolver as suas potencialidades. Lembre-se:

  1. O seu filho aprende através das brincadeiras, especialmente se você se envolver activamente;
  2.  Você é o melhor professor que a criança pode ter, e pode fazer com que ela aprenda enquanto se diverte;
  3. Desfrute do tempo que passa com o seu filho. É um investimento com mais retornos do que alguma vez possa imaginar.

Necessita apenas de umas quantas ideias estimulantes, alguns materiais criativos e tempo para se divertir. Nós estamos cá para ajudar. Em Brincadeiras para Crianças de 3 a 6 Anos vai encontrar:

  • 150 jogos e actividades para várias horas de desafios e recompensas;
  • Indicação da idade recomendada para cada jogo e actividade;
  • Para cada jogo e actividade, uma lista de materiais fáceis de encontrar;
  • Instruções passo a passo para cada jogo e actividade;
  • Variantes que tomam cada brincadeira mais divertida e com maior potencial de aprendizagem;
  • Dicas de segurança, para garantir que a criança não se magoa nas brincadeiras;
  • Lista das capacidades que a criança desenvolve em cada actividade.

Divirta-se com o seu filho nestes «anos de brincadeira» e desfrute das mudanças que caracterizam esta fase. Veja-o a tornar-se mais gracioso, a falar cada vez melhor e com um vocabulário mais rico, e a deixar para trás o bebé egocêntrico para se transformar num ser humano socialmente apto. A ligação que estabelecer com a criança nesta idade perdurará para sempre.