Dos 6 aos 7




circulo O gafanhoto e a rã

Este é um jogo de que os mais pequenos gostam, porque lhes propõe uma perseguição divertida, baseada em dois tipos de animais. 1. Com o giz, traça-se um grande círculo no chão, de maneira que os jogadores caibam à vontade no seu interior. 2. Escolhe-se à sorte um jogador para que faça de rã. Os restantes serão gafanhotos e terão de fugir dela. 3.A

Ver mais


mãos e pés O esquema das mãos e pés

Jogo de coordenação em que os participantes devem ter um bom controlo do seu esquema corporal para não se enganarem ao jogar. 1. Escolhe-se um condutor do jogo, que permanecerá de pé; os restantes sentam-se no chão, formando uma roda. Cada jogador coloca os pés atrás do companheiro da direita. 2. O condutor do jogo irá dizendo em voz alta que parte do corpo

Ver mais


lápis giratório A cilada

A cilada opõe os jogadores para ver quem é mais hábil a prever os movimentos do outro. 1. Cada jogador escolhe uma cor e delimita uma zona de jogo na folha. 2. O primeiro jogador contorna o lado de uma quadrícula qualquer; o segundo faz o mesmo em relação a outra da sua escolha. 3. A partir desse momento, cada jogador deve acrescentar à

Ver mais


damas_tabuleiro Os gatos e o rato

Um jogo de estratégia para os mais pequenos, em que o rato se encontra numa situação desfavorável. 1. Confeciona-se o tabuleiro de jogo colando quadrados pretos de 3 cm de lado sobre uma cartolina quadrada, branca, de 24 cm de lado. 2. Colocam-se as fichas na posição inicial; a ficha vermelha é o rato e as verdes representam os gatos. 3. Cada jogador faz

Ver mais


agua, terra, ar A janela

Este jogo, que apaixona os mais pequenos, deve ser orientado por um adulto. 1. Recorta-se um orifício com aproximadamente 1 centímetro de diâmetro no centro de uma folha de jornal. 2. Sem que os participantes vejam, coloca-se um objeto por baixo, de modo que só se veja uma pequena parte através do orifício. É conveniente selecionar objetos pouco volumosos e começar a mostrá-los pelas

Ver mais


rebentar balões Balões-surpresa

Um jogo com muitas surpresas que emociona e diverte os participantes. 1. Introduzem-se caramelos, farinha e papelinhos nos balões. Em seguida, enchem-se e atam-se a um cordel que fique pendurado a um palmo acima da altura dos participantes. 2. Dá-se ao primeiro jogador um gorro no alto do qual se fixaram previamente com fita adesiva uns quantos percevejos. 3. O jogador salta, devendo tentar

Ver mais


refugio Minoria

Um jogo em que todos participam para escolher quem começa. 1. Todos os participantes formam um círculo ombro com ombro, enquanto mantêm as mãos atrás das costas e estendem um pé, de forma que este toque a ponta dos pés dos restantes participantes. 2. Um dos jogadores diz em voz alta «1, 2, 3, minoria!», e cada jogador decide então se retira o pé

Ver mais


mudança de campo A teia de aranha

Jogo de pátio em que há que ser muito rápido e ágil para não acabar por fazer parte da teia de aranha que atravessa o campo. 1. Por sorteio, escolhe-se um jogador para fazer de aranha. Feito isto, marca-se um traço que divida o campo de jogo em dois. Sobre o traço coloca-se a aranha, com os braços estendidos. 2. Para iniciar a partida,

Ver mais


tiro ao copo O jogo da malha

Um jogo de habilidade originário de Inglaterra, cujo tabuleiro é de madeira e muitas vezes está belamente decorado. 1. Desenha-se um tabuleiro dividido em nove faixas chamadas «camas». Antes e depois das camas deixa-se um espaço de cerca de 10 cm. A largura das camas deve ser um pouco maior do que o diâmetro das moedas utilizadas. Nos extremos das camas marca-se uma coluna

Ver mais


jogo das cadeiras As cadeiras musicais

Um jogo muito emocionante em que a música marca o ritmo. 1. Colocam-se todas as cadeiras de modo a formarem um círculo, com as costas voltadas para dentro. Os jogadores ficam de pé na frente delas, exceto um que controla a música. 2. Quando se começa a ouvir a música, os jogadores andam à volta das cadeiras, acompanhando o ritmo. No momento em que

Ver mais