Dos 6 aos 7




Jogo de busca que os mais pequenos acham irresistível. Costuma ser o primeiro jogo da festa.

1. Antes do início, um adulto deverá embrulhar alguns complementos para festas em papel de seda colorido, formando dois ou três embrulhinhos por jogador.

2. Uma vez feito isto, escondem-se os embrulhos pela casa onde se celebra a festa. Seguidamente, reúnem-se todos os participantes numa das salas.

3. O condutor do jogo pedirá que vão procurar os embrulhinhos. Quando encontram um, devem colocá-lo numa pilha comum, sem o abrirem.

4. Quando encontraram todos os embrulhos, os jogadores sentam-se à volta da pilha e, à vez, abrem um e ficam com o conteúdo, sem se importarem com o que tinham encontrado.

 

procurar tesouro Procurar tesouros

Jogo de busca que os mais pequenos acham irresistível. Costuma ser o primeiro jogo da festa. 1. Antes do início, um adulto deverá embrulhar alguns complementos para festas em papel de seda colorido, formando dois ou três embrulhinhos por jogador. 2. Uma vez feito isto, escondem-se os embrulhos pela casa onde se celebra a festa. Seguidamente, reúnem-se todos os participantes numa das salas. 3.

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lampada A lâmpada

Neste jogo, o que dá as vozes emitirá um sinal aos outros para que desatem a fugir, mas antes terão todos de responder a uma ordem. 1. Por sorteio, escolhe-se um jogador para dar as vozes. Este desenha uma lâmpada no chão e coloca-se sobre o casquilho. 2. Aquele que dá as vozes dá então uma ordem, por exemplo: «nomes de flores.» Os jogadores,

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go-moku Go-moku

Jogo de origem japonesa praticado em todo mundo e de que existem diversas modalidades, como o renju ou o go-moku ninuki. 1. Confecionaremos um tabuleiro como o que podemos ver na ilustração. Os quadrados devem ter 2 centímetros de lado e podemos fazer entre treze e dezanove filas. 2. Começa-se a partida com o tabuleiro vazio. Um a um, os jogadores colocam as suas

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simao diz Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

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