Dos 7 aos 8




Jogo de estratégia que deve o seu nome às marcas que exibem as peças de cada um dos jogadores (um X ou um 0).

1. Desenha-se na cartolina um tabuleiro formado por vinte quadrados dispostos em cinco colunas e cinco filas. Dispõem-se as peças alternadamente em cada um dos lados.

2.Sorteiam-se as peças que caberão a cada jogador e quem será o primeiro a mover-se. Cada um dos jogadores se coloca no lado do tabuleiro cujos ângulos são ocupados pelas suas peças.

3. À vez, os jogadores movem uma das suas peças para uma casa livre contígua. As peças podem mover-se na horizontal, na vertical ou saltando por cima de uma adjacente para um espaço livre.

4. Não são permitidos os movimentos em diagonal nem a captura de peças. O primeiro que conseguir alinhar três das suas peças consecutivas na horizontal ou na vertical é quem ganha a partida.

 

ox Ox

Jogo de estratégia que deve o seu nome às marcas que exibem as peças de cada um dos jogadores (um X ou um 0). 1. Desenha-se na cartolina um tabuleiro formado por vinte quadrados dispostos em cinco colunas e cinco filas. Dispõem-se as peças alternadamente em cada um dos lados. 2.Sorteiam-se as peças que caberão a cada jogador e quem será o primeiro a

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go-moku Go-moku

Jogo de origem japonesa praticado em todo mundo e de que existem diversas modalidades, como o renju ou o go-moku ninuki. 1. Confecionaremos um tabuleiro como o que podemos ver na ilustração. Os quadrados devem ter 2 centímetros de lado e podemos fazer entre treze e dezanove filas. 2. Começa-se a partida com o tabuleiro vazio. Um a um, os jogadores colocam as suas

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quem é quem Quem é quem?

Jogo de reconhecimento e dedução que pode ser utilizado em grupos que acabam de se formar, para que os participantes se fiquem a conhecer. 1. Por sorteio escolhem-se dois jogadores para dar as vozes. Estes saem da sala ou viram-se de costas, enquanto os restantes escolhem um jogador secreto, que terá de ser descoberto. 2. Uma vez escolhido o jogador secreto, avisa-se os que

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simao diz Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

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