Dos 9 aos 10




Jogo de reconhecimento e dedução que pode ser utilizado em grupos que acabam de se formar, para que os participantes se fiquem a conhecer.

1. Por sorteio escolhem-se dois jogadores para dar as vozes. Estes saem da sala ou viram-se de costas, enquanto os restantes escolhem um jogador secreto, que terá de ser descoberto.

2. Uma vez escolhido o jogador secreto, avisa-se os que dão as vozes para que voltem para junto do grupo. À vez, os jogadores que dão as vozes farão uma pergunta aos restantes, para tentarem adivinhar qual o jogador que foi escolhido.

3. As perguntas farão referência ao aspeto dos jogadores e a resposta consistirá em «sim» ou «não». Por exemplo: «usa óculos?» ou «tem o cabelo curto?» Não se pode perguntar se o escolhido é rapaz ou rapariga.

4. Os que dão as vozes poderão mandar sentar aqueles que não satisfaçam as características das perguntas. Cada vez ficarão menos jogadores de pé.

5. Depois de uma pergunta, um jogador pode dizer quem julga que é o jogador secreto. Se acertar, ganha a partida; caso contrário, perde a vez e o seu companheiro pode fazer duas perguntas seguidas.

 

quem é quem Quem é quem?

Jogo de reconhecimento e dedução que pode ser utilizado em grupos que acabam de se formar, para que os participantes se fiquem a conhecer. 1. Por sorteio escolhem-se dois jogadores para dar as vozes. Estes saem da sala ou viram-se de costas, enquanto os restantes escolhem um jogador secreto, que terá de ser descoberto. 2. Uma vez escolhido o jogador secreto, avisa-se os que

Ver mais


simao diz Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

Ver mais