Gincana

gincanas

As gincanas são grandes percursos por equipas, ao longo dos quais há que realizar diversas provas, para se poder avançar.

1. Planeia-se o percurso por uma zona ampla do terreno. Colocam-se diferentes controlos ao longo do trajeto.

2. No início, cada equipa recebe uma pista para o controlo seguinte. Cada vez que supere uma prova, receberá outra pista. No controlo, explica-se-lhe a prova que deve realizar e dá-se-lhe as pistas.

3. As provas de uma gincana podem ser muito variadas: uma cadeia o mais comprida possível feita com a roupa, saltar trinta vezes à corda, vestir um dos jogadores com uma só cor utilizando a roupa de todos os outros, e muitas outras.

4. As pistas podem ser desde adivinhas, como «metem-lhe papéis na boca para que estes cheguem muito longe» (um marco do correio), até mensagens cifradas: «açarpanson-omev» («vemo-nos na praça» escrito ao contrário).

5. Formam-se duas equipas de quatro ou cinco pessoas, enquanto os colaboradores se colocam no controlo correspondente com o material necessário para a prova.

6. As equipas partem com um intervalo de dez minutos, para evitar aglomerações nos controlos. Se se desenhou um circuito fechado, cada equipa pode começar e terminar num controlo diferente, partindo todas ao mesmo tempo.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,jogo o sitio dos miudos a roda.