Go

go

Jogo muito enraizado no Japão e na Coreia, mas originário da China, onde lhe é dado o nome de «wei qi».

1. Os tabuleiros tradicionais de go são formados pelas intersecções de dezanove linhas paralelas verticais com dezanove linhas horizontais. Para começarmos a jogar, usaremos um tabuleiro mais simples de nove linhas por nove.

2. Chegada a sua vez, cada jogador colocará uma das suas peças na intersecção de duas linhas, incluindo as margens e os cantos. Se o desejar, pode não pôr a peça e dar a vez.

3. Uma vez colocada uma peça, já não se pode mover, a não ser que seja capturada. As peças de go chamam-se pedras e são sempre as pretas a começar. As pedras capturadas são devolvidas ao seu proprietário, que não pode voltar a jogá-las.

4. Uma pedra é capturada quando fica rodeada por pedras inimigas. Se uma pedra ou um grupo de pedras não tem nenhuma intersecção livre contígua unida por uma linha, é retirada do tabuleiro. Um espaço livre em diagonal não impede uma captura, por não estar unido por uma linha.

5. Se, para fazer uma captura, temos de colocar uma pedra num ponto rodeado por pedras inimigas, ao capturar as pedras do adversário criam-se novas casas livres e a nossa pedra estará viva. Se se capturou uma única pedra, não se pode voltar a capturar nessa posição logo a seguir.

6. Joga-se até que alguém esgote as suas quarenta peças. O vencedor é quem no final da partida domina uma parte maior do tabuleiro. Cada jogador controla as intersecções que ocupa com as suas peças e as livres que estão rodeadas por elas.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,jogo o sitio dos miudos a roda,Vamos brincar de verdadeiro ou falso.