Número de jogadores




Jogo de coordenação onde é preciso estarmos muito atentos aos gestos dos jogadores para respondermos da maneira correta.

1. Os jogadores sentam-se no chão de modo a formar um círculo. Todos se sentam com as pernas dobradas e os pés afastados, à sua frente.

2. Cada jogador passará o pé direito pela frente do companheiro seguinte. Um dos jogadores dará uma pancada no chão levantando o pé sobre o tacão, para começar a partida.

3. O jogador que tiver o pé ao lado do que o mexeu, repetirá o gesto para que vá passando por toda a roda. Quando um jogador der duas pancadas, o sentido da volta mudará.

4. Se um jogador der uma pancada com os dois pés ao mesmo tempo, isso significará que se passa a jogar com as mãos. Esse mesmo jogador dará uma palmada que deverá continuar a rodar no mesmo sentido em que se estava a fazer.

5. Quando alguém der duas palmadas muda o sentido da volta e se se bater nos joelhos com as mãos, volta-se a jogar com os pés. Quando alguém falha, deixa de jogar com o pé ou a mão com que se enganou.

 

sapateado Sapateado

Jogo de coordenação onde é preciso estarmos muito atentos aos gestos dos jogadores para respondermos da maneira correta. 1. Os jogadores sentam-se no chão de modo a formar um círculo. Todos se sentam com as pernas dobradas e os pés afastados, à sua frente. 2. Cada jogador passará o pé direito pela frente do companheiro seguinte. Um dos jogadores dará uma pancada no chão

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zip, zap, zup Zip, zap, zup

Jogo de reflexos em que só é preciso mover a cabeça para um lado e para outro para passar uma cadeia de gestos muito rápida e sempre a mudar. 1. Os jogadores colocam-se em roda de maneira a que todos vejam as caras uns dos outros. O primeiro vira a cara lentamente para um lado e diz: «zzzzzip.» 2. O jogador para quem ele

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iniciais A letra proibida

Jogo de vocabulário em que todos tentarão responder às perguntas dos seus companheiros sem dizer a letra proibida. 1. Os jogadores sortearão quem escolherá a primeira letra proibida. Aquele que for selecionado dirá uma letra e esta não poderá ser dita a partir desse momento; não poderá dizer-se também nenhuma palavra que a contiver. 2. Uma vez fixada a letra, os jogadores fazem perguntas

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silabas Sílabas misturadas

Jogo de vocabulário em que é necessário ter uma boa memória para se lembrar de quais foram as sílabas ditas para jogar. 1. Os jogadores estabelecem a ordem por que vão jogar. O primeiro começará a partida e dirá uma sílaba qualquer, por exemplo, «me». 2. Cada um dos seguintes dirá a primeira sílaba que lhe vier à cabeça, como por exemplo «li», «so»,

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quem es tu Dessa maneira

Jogo de expressão em que os participantes deverão interpretar o significado de um advérbio aplicando-o numa ação concreta. 1. Por sorteio escolhe-se um dos jogadores para iniciar o jogo. Este deve pensar num advérbio que acabe em «mente», como «alegremente», «rapidamente», «tolamente», etc. 2. Uma vez escolhido o advérbio, os seus companheiros terão de o adivinhar. Para o conseguirem, pedir-lhe-ão que realize algumas ações

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quem é quem Quem é quem?

Jogo de reconhecimento e dedução que pode ser utilizado em grupos que acabam de se formar, para que os participantes se fiquem a conhecer. 1. Por sorteio escolhem-se dois jogadores para dar as vozes. Estes saem da sala ou viram-se de costas, enquanto os restantes escolhem um jogador secreto, que terá de ser descoberto. 2. Uma vez escolhido o jogador secreto, avisa-se os que

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simao diz Simão diz…

Jogo muito conhecido em que os jogadores têm de obedecer às ordens com rapidez, sempre que seja Simão a dizê-las. 1. Os jogadores colocam-se de pé, formando uma roda em torno do condutor do jogo, que fará de «Simão». Se os participantes forem muito pequenos, é preferível que este seja um adulto. 2. Simão dará uma ordem, a que todos os jogadores devem obedecer.

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