O «emplumado»

series

Emocionante jogo em que os jogadores tentarão somar todos os pontos que conseguirem à custa dos outros.

1. Estabelece-se a ordem por que se vai jogar e anotam-se os nomes para registar a contagem dos pontos. O primeiro que ultrapassar os 25 será o «emplumado».

2. O primeiro lança os dados no máximo três vezes e separa em cada lançamento os que lhe interessam para conseguir o máximo número de iguais. Todos os jogadores farão o mesmo número de lançamentos do que ele.

3. A ordem de pontuação é: preto, vermelho, jota, dama, rei, ás. O ás vale como curinga. Três vermelhos valem mais do que três pretos, mas três pretos valem mais do que dois reis. Quantos mais dados iguais saírem, mais vale o lançamento.

4. Em cada volta joga-se um ponto. Quem conseguir a combinação mais baixa fica com ele. Se o primeiro tirar quatro damas, ao ceder a vez anuncia «quatro damas valem um», já que esse é o lançamento mais baixo até àquele momento e quem não o superar ganha o ponto.

5. Se um jogador conseguir cinco dados iguais, diz que «dobra» e acrescenta mais 1 ponto à série. Se «dobra» sem usar ases como curinga, diz «natural» e soma 2 pontos em vez de 1.

6. No final de cada série, quem teve o lançamento mais baixo ganha os pontos. Se houver algum empate, distribuem-se os pontos arredondando para cima.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,como se organiza filas.