O hus

hus

Jogo do Sul de África do qual se encontraram tabuleiros gravados em pedra em diferentes lugares. É um parente afastado do awelé.

1. Constrói-se um tabuleiro unindo tigelas em quatro filas de oito e colocam-se os grãos como indica a ilustração. Cada jogador só pode mover os do seu lado.

2. Sorteia-se quem começa e este jogador esvazia uma das suas tigelas e distribui os grãos, um a um, pelas seguintes, no sentido dos ponteiros do relógio. Se acabar numa tigela vazia, cede a vez.

3. Se o último grão cair numa tigela ocupada, apanham-se todos e prossegue-se a sementeira. Se acabar numa tigela da fila central, o jogador verá se na tigela oposta da fila central do adversário há grãos e, se houver, apanha-os também.

4. Se se apanharem grãos na fila central do adversário, vê-se se na tigela contígua há algum, para o apanhar também. Se se capturarem grãos da fila exterior do adversário, pode esvaziar-se uma tigela da mesma fila, se se quiser.

5. Uma vez apanhados todos os grãos, distribuem-se, prosseguindo o movimento a partir do ponto onde acabou a sementeira. Quando o movimento acaba numa tigela vazia, cede-se a vez ao adversário.

6. Os movimentos têm de ser sempre iniciados a partir de uma tigela com dois grãos no mínimo. O jogo termina quando alguém conseguir capturar todos os grãos do adversário.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,garrafas para brincadeira argola na garrafa,escolha uma chave,ideias de desafios para amigos.