O jogo da malha

tiro ao copo

Um jogo de habilidade originário de Inglaterra, cujo tabuleiro é de madeira e muitas vezes está belamente decorado.

1. Desenha-se um tabuleiro dividido em nove faixas chamadas «camas». Antes e depois das camas deixa-se um espaço de cerca de 10 cm. A largura das camas deve ser um pouco maior do que o diâmetro das moedas utilizadas. Nos extremos das camas marca-se uma coluna de quadrados, onde se anotam os pontos.

2. Coloca-se o tabuleiro na borda de uma mesa. Para atirar, o jogador põe uma das suas moedas a sair da borda da mesa e empurra-a com a palma da mão ou com a ponta do dedo, de forma a que avance para as camas. Cada jogador utiliza uma das faces das moedas, para distinguir as suas das moedas do outro.

3. Se uma moeda ficar entre as duas linhas de uma cama, retira-se do tabuleiro e o jogador anota um ponto fazendo um traço na sua coluna de resultados. Se esta já tivesse três pontos anotados, o ponto passa para a coluna do adversário.

4. As moedas que ficam a tocar uma linha deixam-se no tabuleiro, podendo ser recolocadas se uma nova moeda for chocar com elas. Se isto acontecer, marca-se um ponto para o proprietário da moeda e retira-se do tabuleiro.

5. As moedas que atravessam a zona de camas ou não chegam à primeira retiram-se do tabuleiro, salvo se ficarem a tocar a primeira ou a última linha.

6. Ganha o jogador que conseguir anotar três pontos em cada cama. Não se pode obter o último ponto em consequência de um salto produzido por um lançamento do adversário.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,brincadeira com letra w,ideias para a brincadeira mimica,escolha uma chave.