O Kiriki

dados poquer

No jogo do kiriki teremos de superar o lançamento que nos passar o companheiro ou saber dissimular muito bem para que ele acredite nisso.

1. O primeiro jogador lança os dois dados e olha-os sem os mostrar aos restantes. Em seguida, tapa-os com o copo e diz a pontuação que obteve, somando os dois dados.

2. O preto vale 1; o vermelho, 2; o jota, 3; a dama, 4; o rei, 5, e o ás, 6. Por cima das pontuações encontram-se os pares e a máxima pontuação corresponde ao par formado pelo preto e vermelho, que se denomina «kiriki». Ao par do rei e do ás chama-se «tijolada».

3. Cada jogador lança os dados e anuncia uma pontuação superior à anterior, quer seja verdade quer não.

4. Se se descobrir que um jogador está a mentir ou se destapar uma jogada real, perde; anota uma nova letra de «kiriki» na sua conta e começa a série seguinte. Quem a completar primeiro, perde.

Comentarios dos Brincalhões

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