O ticoti

crianças brincando bola

Jogo de expressão verbal que se transforma numa lengalenga coletiva em que é preciso estar muito atento para não se perder.

1. Todos os participantes se sentam, formando uma roda. Um deles segura na mão um pequeno objeto, que será o «ticoti».

2. Para começar o jogo, o primeiro jogador passa o objeto pela direita ao segundo, dizendo-lhe: «passo-te o ticoti», ao que este responde: «o quê?», e o primeiro replica: «o ticoti.»

3. Então, o segundo jogador pega no ticoti, dizendo: «ah, o ticoti.» E passa-o ao seguinte, ao mesmo tempo que acrescenta: «passo-te o ticoti.»

4. Quando o terceiro jogador lhe pergunta «o quê?», transfere a pergunta para o primeiro, que lhe responde: «o ticoti.» O segundo jogador passa então a resposta ao terceiro.

5. Quando o terceiro recebe a resposta, diz: «ah, o ticoti», e pega no objeto. Em seguida, repete o processo com o jogador seguinte, tornando-se cada vez mais longa a cadeia de perguntas e respostas.

6. Quando o ticoti já está em jogo, o primeiro jogador pode passar um novo objeto, «o ticotá», para a esquerda, nas mesmas condições. O jogo consiste em não falhar na série de perguntas e respostas cruzadas que se geram.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,garrafas para brincadeira argola na garrafa,escolha uma chave,ideias de desafios para amigos.