Os berlindes

berlinde

Entre os inúmeros jogos de berlindes que existem, o que em seguida explicamos é o mais praticado.

1. Desenha-se um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro e cada jogador coloca nele dois dos seus berlindes ou o número que se tiver decidido para jogar. Todos os berlindes se agrupam no centro.

2. Quando chega a sua vez, cada jogador pega no berlinde que lhe resta e, de uma distância previamente fixada, lança-o na direção do grupo de berlindes que está no centro do círculo.

3. O sistema clássico de lançamento consiste em segurar o berlinde dobrando o dedo indicador sobre ele e impulsionando-o com a unha do polegar.

4. Quando um jogador consegue tirar um ou mais berlindes do centro com o seu lance, ganha esses berlindes, que passam a pertencer-lhe.

5. Cada vez que um jogador atira o berlinde de modo a ganhar um ou mais, volta a atirar. No caso de falhar e não conseguir tirar nenhum berlinde do centro, cede a vez ao participante seguinte, para que este faça o seu lançamento e o jogo continue.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,jogo o sitio dos miudos a roda.