Palavras ao Contrário

images (2)

As capacidades de linguagem do seu filho estão a explodir. Encoraje-os a divertir-se com as palavras através de uma abordagem diferente: diga as frases ao contrário, do fim para o princípio.

 

Materiais

  • Mesa de refeição

 

Instruções:

  1. Realize esta actividade durante a refeição, para que a criança aprenda o jogo mediante a utilização de frases que lhe são familiares.
  2. Comece por frases muito simples, do tipo «mais leite, por favor» e «muito obrigado», e diga-as ao contrário: «favor por leite mais» e «obrigado muito».
  3. Demonstre algumas vezes, para que a criança compreenda bem o que lhe é proposto.
  4. Evolua para frases mais longas à medida que se vai apercebendo de que ela joga cada vez melhor.

 

Variante: Sugira passarem uma hora «ao contrário», durante a qual façam e digam tudo do fim para o princípio, ou tentem representar em conjunto uma cena recolhida de um livro à vossa escolha também «ao contrário».

Precauções: Se verificar que a criança fica frustrada por não conseguir compreender o jogo, comece por utilizar frases com apenas duas palavras, ou então interrompa e tente de novo alguns dias depois.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,crianças no japao brincando.