Resgatar

mudança de campo

O resgate precisa de um espaço delimitado onde se possa correr à vontade e marcar o solo.

1. No campo de jogo, marca-se uma linha, que o divida em duas metades, e um círculo no centro. De cada lado marcam-se também uma casa e uma prisão que fiquem em ângulos opostos.

2. Dividem-se os jogadores em duas equipas e cada uma escolhe o seu capitão. Em seguida, cada equipa se instala em sua casa.

3. O capitão da equipa que começa diz o nome de um dos seus jogadores e este corre para o círculo central para gritar «aqui!». Nesse momento, o capitão da outra equipa diz o nome de um jogador seu que se encarregará de o perseguir. No momento em que este jogador sai de sua casa, o primeiro capitão atribui-o a outro perseguidor, e assim sucessivamente.

4. Um jogador capturado é levado para a prisão, donde pode ser resgatado por um companheiro livre. Quando se está dentro de casa não se pode capturar.

5. O jogo acaba quando é capturada uma equipa inteira. Ganha a equipa contrária.

Comentarios dos Brincalhões

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