Saltar, Saltitar e Pé-Coxinho

macaquinho do chinês

Nesta brincadeira, a criança terá de ouvir atentamente algumas instruções bastante simples, caso contrário acabará por saltitar quando deveria saltar ou deslocar-se em pé-coxinho.

 

Materiais:

  • Área ampla

 

Instruções:

  1. Coloquem-se os dois numa área sem obstáculos onde a criança possa movimentar-se à vontade e assim realizar as tarefas propostas.
  2. Dê um dos comandos – salta, saltita ou pé-coxinho – e peça-lhe para seguir as instruções.
  3. De seguida, mude o comando e peça à criança para se movimentar de acordo com as instruções.
  4. Continue a alternar os comandos, mas cada vez mais rapidamente até ao ponto cm que a criança já não consiga acompanhar o ritmo.
  5. Adicione outros comandos de movimento, como dançar, rodopiar, esbracejar, etc.

 

Variante: Dê um passeio a pé com a criança, durante o qual lhe transmite vários comandos que tenham a ver com as várias formas de caminhar: devagar, depressa, de lado, para trás, passos de bebé, passos de gigante, saltar, saltitar, pé-coxinho, etc. Dê o exemplo e incentive a criança a imitá-lo.

Precauções: Se se aperceber de que a criança começa a ficar muito confusa ou frustrada, abrande o ritmo dos comandos ou interrompa a brincadeira.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,garrafas para brincadeira argola na garrafa,escolha uma chave,ideias de desafios para amigos.