Sem Mãos

images

A criança tem cada vez mais destreza manual. Para variar, sugira-lhe uma actividade em que não possa utilizar as mãos e veja como ela vai resolver o problema!

 

Materiais:

  • Que permitam executar determinadas tarefas, como uma esponja para lavar o rosto, uma meia para calçar, uma sanduíche para comer, etc.

 

Instruções:

  1. Escolha uma tarefa que constitua um desafio, mas que não seja impossível de executar sem utilizar as mãos.
  2. Dê total liberdade à criança para ela executar a tarefa: poderá fazê-lo com os dentes, com os pés, com a cabeça, etc.
  3. Observe-a nas suas tentativas, veja como vai resolvendo os problemas e elogie-a à medida que ela se vai superando!
  4. Quando a criança terminar, incentive-a a bater palmas e a gritar «Olha, mãe, sem mãos!».

 

Variante: Peça à criança para colocar as mãos nas costas. Sente-se por detrás dela e faça passar os seus braços pelos espaços livres entre os braços e o tronco da criança. Incentive-a a executar uma tarefa utilizando as suas mãos em vez das dela. Para isso, ela lerá de transmitir instruções às mãos que tem à sua disposição.

Precauções: Não escolha tarefas demasiado difíceis e certifique-se de que a criança não se coloca em perigo ao tentar executá-las.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,brincadeiras de duas pessoas,ideias de desafios para amigos,futebol em círculo,como se organiza filas.