Sija

sija

Praticado pelos povos fellahin e somali. Descrito no Sudão, Egipto e Somália. Começa-se com o tabuleiro vazio. O jogo desenrola-se em dois momentos: um em que se colocam as peças e outro onde se movem e podem comer-se.

Colocação das peças no tabuleiro:
1. Escolhe-se quem começa a pôr as peças no tabuleiro. Depois, à vez, cada jogador coloca duas peças em duas casas vazias. Nesta fase, a casa central tem de ficar vazia.

Movimento e captura das peças:
2. O jogador que colocou no tabuleiro as duas últimas peças é o que começa a mover as suas. Se não puder mover nenhuma, tem de retirar do tabuleiro uma peça do adversário e perde a vez.

3. Pode mover-se uma peça para qualquer casa livre, incluindo a do centro.

4. Se, depois de um movimento, se deixar uma peça do adversário entre as duas do próprio, esta é capturada, ou seja, comida e sai do tabuleiro. Depois de uma captura, a mesma peça pode voltar a capturar.

5. É obrigatório capturar.

6. Não se pode comer uma peça que se encontre na casa central.

7. Ganha o jogador que conseguir comer todas as peças do adversário ou que as tenha deixado de modo a não se poderem mover.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,como se organiza filas.