Um passo de garrafa

agua, terra, ar

Este é um jogo muito popular, em que os jogadores devem andar conforme mandar o que dá as vozes.

1. Mediante sorteio escolhe-se o que vai dar as vozes. Uma vez escolhido, este desenha no chão duas linhas paralelas, separadas por cerca de 5 metros.

2. Os jogadores colocam-se atrás de uma linha e o que dá as vozes põe-se, de costas viradas para eles, na outra, e diz que tipo de passo têm de dar os restantes jogadores.

3. Um passo de gigante significa dar uma grande passada; um passo de formiga, pôr um pé em frente do outro; um passo de pulga, dar um saltinho com os pés juntos; um passo de caranguejo, dar um passo atrás; um sol, dar uma volta no mesmo sítio; um passo de garrafa, avançar dando uma volta.

4. Depois de cada passo, o que dá as vozes vira-se, para ver onde se encontram os jogadores. Em seguida, volta-lhes as costas outra vez, para ordenar outro tipo de passo.

5. Quando um jogador chega suficientemente perto do que dá as vozes, toca-lhe nas costas e ele sai em perseguição de todo o grupo.

6. Se conseguir apanhar algum jogador antes que ele chegue à linha de partida, o apanhado ocupará o seu lugar na jogada seguinte.

Comentarios dos Brincalhões

Vamos brincar de pedra papel tesoura,futebol em círculo,ideias de desafios para amigos,Vamos brincar de verdadeiro ou falso,jogo o sitio dos miudos a roda.