Wari

wari

O wari é um jogo de origem africana que se espalhou pela Ásia e América. Talvez seja o jogo mais praticado do mundo, nas suas múltiplas variantes.

1. O tabuleiro do wari consiste em duas filas paralelas de seis recipientes cada. Os tabuleiros mais elaborados são talhados em madeira e ricamente decorados. Nós confecionaremos o nosso alinhando a parte superior de duas caixas de ovos. Também podemos utilizar doze recipientes pequenos, unidos entre si.

2. Inicia-se o jogo com quatro sementes em cada recipiente. Cada jogador joga com os seis recipientes do seu lado.

3. Quando chega a sua vez, o jogador retira todas as sementes de um dos seus recipientes e distribui-as uma a uma pelos recipientes seguintes, no sentido contrário ao das agulhas do relógio.

4. Se a sementeira terminar num recipiente do adversário, ficando nele duas ou três sementes, estas são capturadas. Capturam-se também os recipientes anteriores consecutivos que contenham duas ou três sementes em terreno adversário.

5. Se uma sementeira dá toda a volta ao tabuleiro, continua a deixar-se vazio o recipiente do início. No caso de um jogador não ter sementes para mover na sua vez, o adversário é obrigado a mover as suas de modo a que aquele receba alguma. Se não for possível, o jogo termina, ficando o jogador com todas as sementes. Por este motivo, um jogador não pode realizar um movimento que capture todas as sementes do adversário.

6. No final do jogo, é normal que os jogadores dividam entre si as sementes, perante a impossibilidade de fazer mais capturas.

7. Acabado o jogo, cada jogador distribui as sementes capturadas, pondo quatro em cada um dos seus recipientes. Aquele a quem sobrarem sementes é o vencedor.

Comentarios dos Brincalhões

brincadeiras de duas pessoas,Vamos brincar de pedra papel tesoura,garrafas para brincadeira argola na garrafa,escolha uma chave,ideias de desafios para amigos.